Com resultado, será elaborado edital para seleção de propostas de pesquisadores do Amazonas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está entre as instituições selecionadas no país para participar do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa vai ofertar bolsas em todas as áreas do conhecimento, com vigência de 24 meses.
O resultado importa na celebração de um acordo de parceria entre a Fapeam e o CNPq. Em seguida, será elaborado um edital para a seleção de propostas de pesquisadores do Amazonas.
Lançado no mês de maio, o chamamento público do CNPq selecionou propostas de 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), para apoiar projetos que visem contribuir, significativamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, por meio da concessão de bolsas e auxílios para jovens doutores.
A iniciativa busca criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no país. Além disso, contribui para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para as regiões e para o país.
O programa estimula ainda a realização de ações comuns e complementares entre o CNPq e as FAPs, impulsionando a utilização de recursos de forma descentralizada e flexível para o fortalecimento e a expansão dos grupos de pesquisa das várias unidades federativas do país.
FOTO: Érico Xavier/Fapeam