O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas realizou, hoje (08/08), a última aula inaugural do segundo semestre de 2022 do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) no distrito Cacau Pirêra, localizado no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Cerca de 60 crianças e adolescentes integram o projeto que chega a marca total de 730 alunos matriculados, em 11 municípios.
A solenidade aconteceu no auditório do estaleiro Juruá e contou com a presença do comandante geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, dos proprietários do estaleiro, Marmude Correia Camely e Deborah Camely. Além do presidente da Fundação Modesto Nóvoa e Cônsul da Espanha, Modesto Nóvoa Rivas Filho e representantes da secretaria municipal de educação, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e pais das crianças.
As vagas oferecidas destinaram-se a alunos das redes pública e privada de ensino do distrito do Cacau Pirêra, que irão estudar no contraturno escolar.
“Os alunos matriculados irão compor a turma do Programa Educacional Bombeiro Mirim no período matutino, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h15 às 11h15. Portanto, deverão frequentar a escola em período que não coincida com o horário do programa”, explicou o coronel Muniz.
Estão previstas, no conteúdo programático curricular, aulas de história dos bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático, noções de combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de primeiros socorros, estudo e prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, ética e cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente.
O conteúdo formativo compreende ainda, educação em saúde, musicalidade, noções de educação ambiental, noções de educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas. Serão oferecidas também, palestras, formaturas, recreação, atividades culturais, filmes e passeios.
Hoje, o Proebom está presente em 11 municípios, onde existem quartéis do CBMAM. São eles: Iranduba, Manacapuru, Parintins, Humaitá, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Tefé, Novo Airão, Distrito do Cacau Pirêra em Iranduba e Manaus.
FOTOS: Divulgação/CBMAM