Unidade inaugurada no fim do ano passado é a maior do Centro de Educação no estado
Dez meses após ser inaugurada, a maior e mais moderna unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) superou a marca de mais de 8 mil vagas em cursos profissionalizantes. O Cetam Galileia começou a funcionar em outubro de 2021 e, desde então, vem transformando sonhos em realidade para milhares de alunos na zona norte de Manaus.
A designer de sobrancelhas e aluna do curso de micropigmentação, Edileuza Gomes, 54, conta como as qualificações gratuitas foram uma grande oportunidade depois que ela saiu de Natal, no Rio Grande do Norte, onde nasceu.
“Estou procurando me especializar cada vez mais. Já trabalho nessa área da estética há bastante tempo e, agora, com a especialização da micropigmentação, tenho uma oportunidade para contribuir com a renda da família”, disse.
O fotógrafo Carlos Solrak, 28, inscrito no curso de Cake Design, teve a ideia de unir a fotografia aos bolos artísticos e expandir no empreendedorismo.
“Eu me inscrevi neste curso para ir além da fotografia, agregar um bolo artístico para o meu cliente. Isso é muito útil na minha área. Quando o cliente pergunta se eu conheço alguém ou pede sugestão de bolos, já vendo o meu. Então, além de vender, ainda vou fotografar o produto para o cliente sair satisfeito”, afirmou.
Investimento
Com investimentos de R$ 10,4 milhões, o Cetam Galileia foi inaugurado pelo governador Wilson Lima e é a maior estrutura da educação profissionalizante do Estado. Conta com seis salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório para mais de 100 pessoas e estacionamento coberto.
“Estamos ampliando a infraestrutura de qualificação profissional em todos os municípios. Isso aconteceu aqui na zona norte, quando inauguramos a primeira escola profissional pública e gratuita dessa região. Isso cumpre aquilo que estava no programa do Governo do Estado”, explicou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo.
Ainda de acordo com o diretor, o Centro Aníbal Beça, unidade da zona leste, está sendo reformado. Após a obra, contará com um novo catálogo de cursos, beneficiando a população.