Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Governo do AM avança com obras do primeiro Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Governo do AM avança com obras do primeiro Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Cidades

Governo do AM avança com obras do primeiro Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero

Tabajara Moreno
Atualizado em 2022/08/06 at 3:02 PM
Tabajara Moreno 4 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Estrutura de referência vai resolver problema histórico de 30 anos no estado

O Governo do Amazonas segue avançando com as obras de construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A estrutura de referência vai resolver um problema histórico de, pelo menos, três décadas no estado.

O Cepcolu vai ser exclusivo para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, que são causadas por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).

De acordo com o diretor-presidente do FCecon, mastologista Gerson Mourão, a obra representa um dos maiores pilares histórico para a diminuição e a incidência do câncer de colo uterino.

“Aqui na nossa fundação, nós realizamos mais de 95% dessas cirurgias, que são preventivas. Com esse Centro, vamos evitar que essa mulher chegue aqui, sem mais condições de serem operadas, e vamos evitar que a cada dois dias morra uma mulher por câncer do colo uterino”, afirmou.

Segundo a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, a estrutura vai ser de um hospital-dia, ou seja, sem a necessidade de internação. Assim, após a cirurgia, a paciente retorna para casa.

“O objetivo é um só: resolver e tratar as inflamações pré-cancerosas que essas mulheres apresentam nos seus exames preventivos. Então, vai ser um hospital objetivamente para fazer a cirurgia de conização. A paciente não precisa se quer ser internada”, ressaltou a gerente.

Conização

Uma vez descobertas as lesões, chamadas de neoplasia intra-epitelial cervical de grau II e III e o câncer ‘in situ’, a mulher será encaminhada para realizar a conização na Fundação Cecon ou na Policlínica Gilberto Mestrinho. Só no primeiro semestre deste ano, a Fcecon realizou mais de 200 conizações.

“A conização é a retirada de inflamações pré-cancerosas no colo do útero, é uma cirurgia ambulatorial que, na sua grande maioria, a paciente não precisa ocupar um leito. Dessa forma, vamos conseguir desafogar os leitos de internação da Fundação, aumentando outros tipos de atendimentos”, explicou a gerente Mônica Bandeira.

Estrutura

A estrutura conta com quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios para as conizações e um anfiteatro, onde serão ministrados cursos, treinamentos, habilitação e qualificação de profissionais de saúde nas patologias do trato genital inferior.

A obra está avaliada em R$ 2,5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Saúde (FES), repassado pelo Governo do Amazonas.

Leia também

Roberto Cidade anuncia envio de 300 bombeiros para reforço no combate a incêndios no AM

Possível antecipação do El Niño acende alerta para seca severa nos rios do Amazonas

Anvisa autoriza retomada parcial da produção em fábrica da Ypê após nova inspeção

Coronel da PM é localizado com vida em Manacapuru após desaparecimento

Cinco bairros de Manaus ficarão sem energia neste domingo; confira

Termos FCecon
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Morte de Bruno e Dom vai à Justiça Federal PF cumpre sete mandados de prisão em investigação sobre mortes de Bruno e Dom
Próximo Artigo Amazonas confirma quarto caso de Monkeypox, neste sábado
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.