As forças policiais do estado do Amazonas apreenderam mais de 59 toneladas de drogas entre 2019 e 2022, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Em todo o estado, mais de 9,4 mil pessoas foram presas pelo crime de tráfico de entorpecentes.
A intensificação do combate ao narcotráfico, nestes anos, foi acompanhada de grandes operações, como a Mamom, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil.
Deflagrada nos municípios de Manaus, Manaquiri, Barreirinha e Japurá, a Operação Mamom apreendeu 6 toneladas de entorpecentes, a maior ação do tipo já feita no estado.
“Nós apreendemos R$ 3.300.000, além de diversas armas de grosso calibre, fuzis, pistolas e munições e vários carros de luxo. Efetuamos a prisão de uma liderança da organização criminosa que atuava trazendo grandes carregamentos de drogas da região da tríplice fronteira”, explicou o delegado Rafael Guevara, diretor do DRCO.
O interior do estado concentra a maioria (64%) das apreensões realizadas no estado, o equivalente a 38 toneladas. Em todo o estado, o ano de 2021 bateu recorde de apreensões, superando a marca do ano anterior. Foram apreendidas 28 toneladas, um aumento de 27% em relação ao recorde anterior, em 2020, quando foram apreendidas 22 toneladas.
Prisões
No período, a capital concentrou o maior número de prisões pelo crime de tráfico de drogas. Desde 2019, das 9,4 mil detenções realizadas pelo delito, efetuadas por PC e PM, 81% foram em Manaus.