Em menos de 10 dias, as equipes de investigação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) prenderam Maurício da Silva Cruz, 18, e apreenderam um adolescente de 16 anos por envolvimento na morte do professor da rede pública municipal Mário Nunes de Moraes, que tinha 40 anos. O corpo da vítima foi encontrado no dia 21 de julho deste ano, em um motel localizado no bairro Coroado, zona leste de Manaus.
Maurício foi preso na quinta-feira (28/07) nas proximidades do Porto da Ceasa, zona sul da cidade; já o adolescente foi apreendido na terça-feira (26/07), no Coroado.
O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, enfatizou que essa é mais uma ação bem-sucedida das equipes da unidade especializada que, em sete dias, conseguiram elucidar mais esse caso de grande comoção social, e efetuar a prisão e apreensão dos envolvidos na ação criminosa.
“Destaco que essa semana tivemos nove prisões pela DEHS, na elucidação de crimes violentos ocorridos em nossa capital. Agora, temos o desfecho do caso do professor Mário, com os envolvidos identificados”, disse o delegado.
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (29/07) na DEHS, bairro Jorge Teixeira, zona leste, a delegada Deborah Barreiros, adjunta da Especializada, informou que o professor conheceu os autores na noite do dia 20 de julho, em um bar naquela localidade, após assistirem uma partida de futebol. Na sequência, eles procuraram outro lugar para beber e foram para o motel.
Segundo a delegada, após um tempo no local, a vítima saiu com o adolescente e Maurício para ir até um posto de combustível nas proximidades para sacar dinheiro em um caixa eletrônico.
“No momento em que a vítima entra no banheiro, Maurício e adolescente combinam de pegar o dinheiro dele, cerca de R$ 250. A partir do momento em que o professor sai do banheiro, ambos iniciam as agressões a ele com golpes de mata-leão que o fizeram ficar desacordado. Entretanto, quando eles começam a colher os pertences, a vítima acorda e eles iniciam luta corporal que resulta em sua morte”, detalhou Deborah.
De acordo com a autoridade policial, ambos alegam que a quantia em dinheiro seria R$ 250, porém, os indivíduos também levaram o aparelho celular de Mário, bem como os cartões e outros pequenos pertences que estavam em seu carro.
A delegada informou que, ao decorrer do Inquérito Policial (IP), o laudo da perícia deve constatar se houve consumo de outras substâncias além do álcool.
Diligências
Logo após o delito, as equipes de plantão estiveram no local e verificaram a dinâmica do ocorrido. Na sequência, obtiveram as imagens de câmeras de segurança de uma conveniência, que mostra o professor e adolescente efetuando o saque do dinheiro, enquanto Maurício os aguardava no carro.
“Chegamos à identidade deles e foi solicitado o mandado de prisão temporária em nome de Maurício, que foi expedido na quinta-feira (28/07), pela juíza Careen Aguiar Fernandes, da Central de Inquéritos Policiais, e prontamente a ordem judicial foi cumprida”, contou a autoridade policial.
Procedimentos
Maurício responderá por latrocínio. Ele será encaminhado para audiência de custódia na Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça.
O adolescente, que já possui passagem por ato infracional análogo a tráfico de drogas e roubo, agora deverá responder pelo latrocínio. Ele foi levado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), e encaminhado para cumprir medida socioeducativa de internação provisória.
FOTOS: Anderton Cardoso/PC-AM