Equipes da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), prenderam, em flagrante, nesta sexta-feira (15/07), por volta das 11h, um homem, de 37 anos, por extorsão e armazenamento de dispositivo eletrônico de imagens de crianças e adolescentes. A vítima é uma adolescente de 16 anos. A ação ocorreu na avenida Autaz Mirim, bairro São José Operário, zona leste da capital amazonense.
Conforme o delegado Denis Pinho, titular da unidade policial especializada, as diligências iniciaram após a vítima procurar a delegacia e relatar que havia conhecido um indivíduo, por meio das redes sociais, após isso, eles passaram a manter contato. No decorrer das conversas, o infrator passou a solicitar imagens e vídeos íntimos da adolescente.
“A vítima chegou a mandar as imagens para ele, posteriormente, o homem passou a extorquir a adolescente e seus familiares, ameaçando divulgar as imagens íntimas enviadas por ela. A vítima fez várias transferências via Pix para o infrator, mas ele passou a solicitar valores cada vez mais altos, momento em que a ameaçou de morte”, explicou Denis Pinho.
A autoridade policial destacou que, após os policiais tomarem conhecimento do fato criminoso, as investigações iniciaram e foi possível identificar a identidade do infrator.
“Seguimos em busca dele e o encontramos no bairro São José Operário. Com ele apreendemos um dispositivo eletrônico contendo diversas imagens pornográficas. Também constatamos que o indivíduo já tem passagem pela polícia por porte e posse de entorpecentes”, detalhou o titular da Dercc.
Procedimentos
O homem responderá por extorsão e armazenamento de dispositivo eletrônico de imagens de crianças e adolescentes. Ele será conduzido à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça.
FOTO: Mayara Viana/PC-AM