Há cerca de uma semana, proprietários e membros da Associação dos Flutuantes do Tarumã-Açú (Afluta) decidiram arregaçar as mangas e fazer um mutirão para retirar lixo do leito do rio. O problema é que a quantidade de lixo tem sido tão grande que eles não estão dando conta e solicitaram ajuda.
A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) se prontificou a ajudar e intermediar uma solução. A parlamentar está envolvida com a causa desde 2019, quando criou um grupo de trabalho na Assembleia Legislativa para debater a regularização do local com todos os órgãos e entidades participando e contribuindo. Os debates vêm sendo realizados e as soluções possíveis estão em andamento.
“A chamada é para toda a população que faz uso do nosso rio, cuidar e manter limpo é dever de todos. Desta forma cada um poderá continuar tendo seus momentos em família, em águas limpas e sem lixo. É uma grande responsabilidade, mas é muito importante ter essa consciência de não jogar lixo nos igarapés, na beira do rio, se todos fizermos a nossa parte teremos cada vez mais organização e regularização destas áreas tão importantes para o Estado”. Afirmou com grande preocupação a Deputada Therezinha Ruiz.No caso do lixo, a deputada deu entrada em três requerimentos: um para o prefeito David Almeida, outros para as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMAS) e de Limpeza Urbana (SEMULSP). Ela pede providências para evitar que os resíduos sólidos provenientes de outros igarapés deságuem no rio Tarumã-Açú.