Um grupo de moradores do Parque Residencial São Raimundo recebeu, nesta quinta-feira (14/07), aulas práticas de combate e prevenção a incêndio e de primeiros socorros, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Eles integram a primeira turma do curso de brigadistas do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O curso é oferecido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
A formatura da turma acontece nesta sexta-feira (15/07) na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, onde as aulas estão sendo ministradas. No treinamento prático, os alunos aprendem a manusear extintores de incêndio, mangueiras d’água e os hidrantes. A aula prática conta, ainda, com simulação de incêndio doméstico, causado por botijas de gás de cozinha (GLP).
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explica que o curso cumpre um dos critérios de regularização plena dos residenciais do Prosamin. O objetivo é formar uma rede de prevenção dentro das comunidades geridas pela UGPE, como detalha Viviane Dutra, subcoordenadora do setor social do órgão.
“Em todas as comunidades em que atuamos, sempre verificamos que os índices de acidentes domésticos são muito comuns. Quedas, queimaduras ou alguém que passa mal. Então, quando você adquire um conhecimento como esse, você pode ter uma resposta mais rápida e mais adequada para essas situações. Então, a gente percebeu que esse curso era muito importante para a comunidade que faz parte do Prosamin”, destacou.
Após o curso, que tem 20 horas de duração, o tenente Eduardo Araújo do CBMAM diz que os 31 brigadistas comunitários do Prosamin estarão aptos para atuar na prevenção e combate a princípios de incêndio e pânico e incêndios de pequeno e médio porte, com manuseio de extintores e hidrantes. “O nosso curso tem dois diferenciais: o primeiro é que o aluno aprende com quem está atuando na área. O nosso treinamento também é focado na parte prática, justamente para que o brigadista saia daqui sabendo como prevenir e combater qualquer tipo de sinistro”, afirma.
O autônomo João da Cruz Gomes (31), afirma que sempre teve interesse por essa área, mas só agora aprendeu como agir diante de um incidente. “Eu tirei dúvidas de algumas coisas que eu não sabia. Por exemplo, aprendi como apagar o fogo de uma botija de gás. E o que eu aprendi foi muito importante para a nossa comunidade, porque aprendi uma técnica que eu tinha medo e agora, se acontecer, posso colocar em prática”, enfatiza.
O curso de Brigada de Incêndio se encerra nesta sexta-feira (15/07) com a entrega dos certificados aos novos brigadistas de Manaus. Essa é a primeira turma de Brigada de Incêndio no âmbito do Prosamin. A ideia é que até o final do ano, o Corpo de Bombeiros ministre mais cinco cursos iguais a esse, a moradores de residenciais geridos pela UGPE.