O tradicional Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro chega a sua 64ª edição e, neste ano, com dois diferenciais: formato presencial e volta ao local de origem, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa). No segundo dia do evento (11/7), o público lotou a arquibancada e as cadeiras do entorno da arena. O festival, com entrada gratuita, segue até o dia 23 de julho.
Ao todo, vão ser apresentadas 70 danças folclóricas, sendo cinco por noite, com duração de 40 minutos. Oito profissionais das artes cênicas, dança, folclore, história, antropologia e demais segmentos artísticos são responsáveis por avaliar as agremiações e eleger o campeão da categoria ouro de 2022.
Além de promover o resgate da cultura popular, o festival realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Prefeitura de Manaus, fomenta a renda familiar de pequenos empreendedores locais. São mais de 40 estandes de comidas típicas, artesanato e espaço kids.
Frequentadora assídua do evento, Ruth de Cássia, moradora do bairro do Aleixo, zona Leste de Manaus, estava acompanhada por um grupo de mais de 15 pessoas. Para ela, o formato presencial do festival é muito mais atrativo e emocionante.
“No ano passado, assisti a Live Folclórica, que foi muito bonita. Mas presencial, aqui no Povos da Amazônia, é muito mais emocionante. Venho sempre e a cada noite, mais pessoas me acompanham”, disse.
Emoção na arena
Figurinos, personagens, harmonia e elementos criativos marcaram as apresentações dos grupos folclóricos. Na noite de segunda-feira, o público aplaudiu as cirandas Explode Coração, Rosas de Ouro e da Visconde. Na modalidade cacetinho, se apresentaram os grupos Waimiri Atroari e Tarianos do Ifam.
No personagem de guerreiro indígena da Explode Coração, Gabriel Moreira, 28, conta que participa do evento desde 2016 e que não imaginava ser tomado pela emoção, com a volta do festival em formato presencial.
“Eu já chorei várias vezes antes de entrar na arena. A gente ensaia meses e quando entramos na arena e conseguimos fazer tudo como foi planejado é uma maneira de superar a nós mesmos e os desafios que passamos nesses dois anos”, ressaltou Gabriel.
A agremiação Rosas de Ouro, que em 2019, conquistou o terceiro lugar na Categoria Ouro, levou para arena a temática de Parintins e, como parte do conjunto, contou com a participação do cantor Davi Assayag.
“É um prazer fazer parte desta manifestação cultural e tradicional do nosso Estado. Todos os anos, venho participando e prestigiando o evento que tem um importante papel em valorizar a cultura popular e o trabalho dos artistas. O público participa e gosta disso”, destacou Davi.
Até o dia 23 de julho, o 64° Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro – segue no centro cultural, com apresentações que iniciam, durante a semana, às 20h e, aos fins de semana, às 19h30. A transmissão do evento é realizada pela TV Encontro das Águas.