A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informa que o Amazonas passou para a fase laranja (risco moderado) de transmissibilidade de Covid-19, devido ao aumento da taxa de positividade para a infecção e aumento da média móvel diária de casos confirmados, de 48 para 411 casos, nos últimos 14 dias (22 de junho a 5 de julho).
A mudança de fase ocorre também devido ao aumento na ocupação de leitos hospitalares, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos, das redes pública e privada de saúde designados para pacientes com Covid-19. De 22 de junho a 5 de julho, a ocupação variou de 5 para 12 leitos de UTI e de 10 para 57 leitos clínicos. No mesmo período de 14 dias analisados, houve 2 óbitos, em Manaus, ocorridos em 26 de junho e 4 de julho.
Os dados constam no novo boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, que contém análise epidemiológica da pandemia destacando as alterações do período de 14 dias (de 22 de junho a 5 de julho). O documento também comporta o boletim sobre o cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e está disponível em: https://bit.ly/3nPjEjO .
A FVS-RCP ressalta a importância das Secretarias Municipais de Saúde intensificarem os esforços para vacinação contra Covid-19 da população e, também, ampliação da oferta de exames diagnósticos nas unidades de saúde. A FVS-RCP segue monitorando diariamente os indicadores da Covid-19 e, a qualquer sinal de recrudescimento da doença, serão emitidos alertas.