Um programa inédito de incentivo à pesquisa vai oferecer apoio a projetos voltados para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A iniciativa pioneira será implementada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
O Edital nº 015/2022, do Programa Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT/Fapeam), foi publicado no dia 30 de junho no Diário Oficial do Estado (DOE) e está aberto para submissão de propostas até o dia 15 de agosto.
As inscrições podem ser realizadas na plataforma SigFapeam, com acesso pelo site da Fapeam: http://www.fapeam.am.gov.br.
Para o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, o ineditismo da oferta é um dos atrativos do edital e mostra o compromisso do Governo do Amazonas com educação profissional e tecnológica no estado.
“A iniciativa é inédita, preenchendo uma lacuna na educação profissional e tecnológica no Amazonas. Este edital, realizado em parceria com o Cetam, vai promover a EPT e a pesquisa científica de forma inovadora. O futuro do nosso estado depende de ações como essa”, destacou.
Investimento pioneiro
A iniciativa parceira de Fapeam e Cetam disponibilizou R$ 4 milhões e visa fomentar 20 projetos de pesquisa voltados à EPT, a partir de duas linhas temáticas: Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Amazonas; e Processos Metodológicos e Práticas Educativas para o Desenvolvimento e Inovação da Educação Profissional e Tecnológica no Amazonas.
O objetivo é selecionar propostas que promovam a EPT integrada às diferentes formas de educação, trabalho, ciência e tecnologia.
Essas linhas pretendem a melhoria da qualidade da EPT e sua expansão, visando potencializar o desenvolvimento econômico e a produção do conhecimento nessa modalidade educacional.
FOTO: Divulgação/Cetam