O anúncio da saída do levantador de toadas Sebastião Jr do Boi Garantido, na tarde deste domingo (26/06), causou fortes emoções na torcida e expôs uma crise sem precedentes no boi da baixa do São José. E foi gritando o antológico “Perdeu pro Sabá” que a galera vermelha e branca deixou evidente a insatisfação com a direção, as apresentações e também com o cantor David Assayag, cujo regresso desbancou Sebastião do Garantido.
Amado pela torcida vermelha e branca, quando trocou Garantido por Caprichoso, há mais de dez anos, David Assayag hoje é recebido com ressalvas e rejeição.
Na passagem de som, no fim da tarde deste domingo, os torcedores pediam a saída de David Assayag, que retornou ao bumbá depois de mais de uma década no Caprichoso, e do presidente do Garantido, Antônio Andrade. Foi também nesse momento que Sebastião anunciou que seria o último festival defendendo o item, nas cores do Garantido. Emocionado, ele falou que é preciso respeitar o tempo das coisas, e beijou o chão do Bumbódromo.
“Hoje eu estarei fazendo a minha última apresentação nessa arena. Eu estou me despedindo do item levantador de todas do Garantido. Nós vamos entrar nessa arena arrebentando tudo. Eu vou deixar história nessa arena, como eu sempre fiz. Obrigado pelo carinho de cada um de vocês, muito obrigado” , disse emocionado.
“Perdeu pro sabá”
Sebastião Junior chegou ao Garantido em 2010, depois que o então levantador oficial de toadas do bumbá, David Assayag, trocou o boi vermelho e branco pelo Caprichoso. A saída foi um escândalo, na época, e deixou os amantes do Garantido inconformados.
Rodeado de expectativas e carregado pela torcida, o jovem cantor conseguiu imprimir seu estilo e ganhou a simpatia dos torcedores.
É do refrão da toada “Missigenação” que surgiu o memorável grito de guerra que animou a torcida desde então. “Perdeu pro Sabá” faz, justamente, menção à rivalidade entre Sebastião e David Assayag, que disputavam o mesmo item, cada um em sua agremiação. No festival daquele ano, na avaliação dos jurados, Sebastião venceu David no Item Levantador de Toadas.
Em 2020, David Assayag iniciou as tratativas para deixar o Caprichoso, retornando ao Garantido para o posto que o consagrara, mas que, agora, tinha como titular Sebastião Junior.