O Ministério Público Federal (MPF), com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a União das Organizações Indígenas do Vale Javarí (UNIJAVA), iniciou as buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação do Índio (Funai), e pelo Jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, que estão desaparecidos desde a manhã do último domingo (05/06).
De acordo com informações, a dupla estava realizando um trajeto pelo interior do Amazonas, e acabou desaparecendo enquanto se deslocava da comunidade de São Rafael ao município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus.
Na tarde do mesmo dia, uma equipe de indígenas conhecedores da região, liderado pela UNIJAVA, saíram em uma primeira, onde reconstituíram a rota que foi feita por Bruno e Dom, mas não obtiveram sucesso.
A última vez que foram vistos foi enquanto passavam de barco, próximo a comunidade de São Gabriel, logo abaixo de São Rafael, em direção a Atalaia do Norte.
O delegado, Alex Perez, titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia do município de Atalaia do Norte, organizou uma força tarefa, unindo policiais militares e civis, para colaborarem com as buscas naquela região.
A Polícia Federal segue acompanhando e atuando no caso, em busca de novas atualizações.