Neste sábado (21) será a avant première do curta-metragem “O Desentupidor” do roteiro, inspirado no conto “O Desentupidor de Fossas” da escritora Márcia Antonelli. Produzido e dirigido por Jimmy Christian (Zico, O Jabuti; Opala Conexão Amazônia) .
A estreia será a partir das 20h, no Vibrania Espaço de Arte que fica na rua 10 de Julho, 151, Centro. Além da exibição do curta, finalizado em 20 minutos, também terá uma jam music com os responsáveis pela trilha sonora da produção.
De acordo com o diretor Jimmy Christian, O Desentupidor traz ao público uma Manaus de antigamente. “O Centro Histórico da capital amazonense é um dos cenários adaptados no roteiro. Também tem imagens reais e atuais da situação de muitas famílias que vivem na periferia de Manaus”, acrescenta.
A realização e produção é feita pelas produtoras Artecontemporaneapura Films (Fogo no Cerrado, Bodó com Farinha e o talk-show Literatura da Gente) e Picote Produções (Entre O Rio e A Floresta, Raízes Arqueológicas).
A comunidade Rio Solimões 2, localizada no bairro Tarumã, Zona Oeste da cidade foi escolhida para representar a maior parte das locações. A latente realidade enfrentada pela população manauara quanto à necessidade de saneamento básico desde a década de 1980 até os dias atuais.
“O Desentupidor”
Fétidos esgotos a céu aberto e fossas coletivas ambientam o cenário de uma antiga profissão no ramo do saneamento básico. A trama narra a história de Raimundo Perfumado interpretado por Marcos Ney (Como Explodir Caixas Eletrônicos).
Um desentupidor de fossas numa embrionária Manaus, sob o ponto de vista de Mário Augusto (Rhuann Gabriel), um garoto esperto e sensível criado por sua mãe Dona Eunice. Além da falta de sorte na vida, Raimundo encara o expediente de trabalho regado à muita cachaça até que uma tragédia estar por vir.
Elenco
Marcos Ney – Raimundo Perfumado
Daniele Coimbra – Eunice
Rhuann Gabriel – Mário Augusto
Evandro Menezes – Defunto
Max Caracol – Zé Arigó
Ficha Técnica
Direção – Jimmy Christian e André Cunha
Produção Geral – Max Caracol
Produção Executiva – Jimmy Christian
Assistente de Produção – Izabelly Maria
Captação de imagens – Rafael Matsuda
Áudio direto – Lucas Carvalho
Direção de arte e maquiagem – Villy Gouveia
Fotografia/Still – Márcio Barroso
Making Of – Kenny Oliveira
Locações – Ney Metal