Cada passo dado na Ponta Negra, no próximo dia 10, a partir das 8h, será uma vitória. Isso porque o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) realizará, na ocasião, uma caminhada contra o câncer. Com apoio do Hospital do Amor de Barretos e do Colégio Adventista da Cidade Nova, a iniciativa faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, assinalado em 8 de abril.
Além da atividade esportiva, a programação prevê participação de profissionais de saúde, recebimento de doação de cabelo, aferição de pressão e de Índice de Massa Corporal (IMC), entre outras atrações.
Ainda sentindo os prejuízos ocasionados pela pandemia, o grupo segue em busca de doações para a continuidade de seus serviços. Por isso, o grupo está divulgando uma taxa de participação consciente (não obrigatória) de R$ 10, que dará direito ao participante receber uma bandana confeccionada pela própria organização.
A contribuição pode ser efetuada via PIX, por meio da chave 16.776.160/0001-67 (CNPJ do Gamma). “O objetivo da caminhada é chamar a atenção da nossa sociedade para a prevenção do câncer, pois se trata de uma das piores enfermidades que existe. O câncer não escolhe sexo, religião, posição social ou raça”, afirma Oriona Ohse, presidente e fundadora do Gamma.
Mais uma vez envolvido em uma iniciativa junto ao Gamma, o Colégio Adventista da Cidade Nova terá o papel de ajudar na mobilização da comunidade manauara. Em fevereiro, as instituições promoveram o projeto Fios de Esperança, que arrecadou mais de 10 quilos de cabelo, que serão transformados em perucas.
Por fim, Oriona já projeta outros passos, após a caminhada. Segundo ela, o Gamma estuda ações para maio (Mês das Mães), junho (mês de combate ao câncer de estômago) e julho (Dia Nacional do Homem).