Eles já estão expostos nas prateleiras e corredores dos supermercados. De diversos formatos, tamanhos e sabores os ovos de chocolate, que simbolizam uma das maiores datas comemorativas do comércio, a Páscoa, já estão disponíveis para compra.
Em pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), o aumento nas vendas para a Páscoa, comemorado este ano no dia 17 de abril, é de 6% em relação ao ano de 2021, com ticket médio de aproximadamente R$ 150,00.
A estimativa é que a data movimente em torno de R$ 58 milhões de reais no comércio manauara. A pesquisa revela que 82,6% dos entrevistados vão fazer compras nesta páscoa. O gosto por chocolates (52,80%), é um dos principais motivos que influenciam na compra, seguido da tradição da data (19,10%); o costume de presentear (16,20%); outros motivos (7,00%); considera importante (4,20%), e retribuição por algum presente (0,70%).
Dados mostram ainda quem serão as pessoas presenteadas nesta data sazonal. Os filhos (as) aparecem no topo da lista com (59,50%), logo em seguida marido/esposa (43%), mae/pai (41,80%), sobrinho (a) (36,70%), irmão (a) (24,10%), colega de trabalho (13,90%), afilhado (12,70%), namorado (a) (11,40%), amigos (11,40%), outros (10,10%), neto (a) (7,60%) e enteado (a) (3,80%).
As preferências por produtos incluem caixas de bombons (68,40%), ovos de chocolate (49,40%), barras de chocolate (40,50%), ovos caseiros (36,70%), colomba pascal e “outros” com (5,1%). A maioria pretende gastar de R$ 101 a R$ 200 (46,80%), seguidos por aqueles que pretendem limitar os gastos entre R$ 51 e R$ 100 (25,30%), ou a até R$ 50 (15,20%). Mas, há também consumidores que pretendem investir de R$ 201 a R$ 400 (5,1%) no presente. Em torno de 7,6% ainda estão indecisos.
As formas de pagamento à vista são as prediletas, com dinheiro (36,70%), o cartão de débito (34,20%) e o Pix (25,30%). O cartão de crédito parcelado é a opção de (21,50%); seguido por aqueles que pretendem comprar com cartão de crédito à vista (11,40%) e cartão de loja (1,30%). Entretanto, há aqueles que ainda não sabem ou ainda escolheram a forma de pagamento (8,90%).
Os supermercados e hipermercados são os principais locais escolhidos para a compra com (32,90%), depois vêm os shopping centers (31,60%), o comércio do Centro (16,50%), internet e lojas virtuais (8,90%), confeitaria artesanal e autônomos (5,10%), comércio de bairro (3,80%) e outros locais com (1,20%).
Para os entrevistados, os principais fatores que a influenciarem a aquisição do presente para esta data é em primeiro lugar a qualidade dos produtos (77,20%), em segundo as promoções e descontos (72,20%), em terceiro a facilidade de pagamento (63,30%), em quarto a facilidade de acesso (43%) e em quinto a diversidade de produtos com (36,70%). O atendimento (34,20%), também influenciam, assim como a comodidade com (24,10%) e o frete grátis (16,50%).
Os participantes também informaram que costumam pesquisar os preços antes da compra, especialmente nas mídias sociais (55,70%) e “direto nas lojas” (26,60%), além das propagandas na TV (11,40%), sites de lojas (2,50%) e folhetos (1,30%).
A pesquisa da CDL Manaus foi realizada via Google Formulários através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, entre 11 e 17 de março de 2022. No total, foram ouvidas 803 pessoas, entre homens e mulheres de 18 a 25 anos.