Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Manacapuru ganha nova unidade do Cetam com capacidade para 450 alunos
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Manacapuru ganha nova unidade do Cetam com capacidade para 450 alunos
Cidades

Manacapuru ganha nova unidade do Cetam com capacidade para 450 alunos

Redação
Atualizado em 2026/05/23 at 10:31 AM
Redação 1 hora atrás
Compartilhe
Manacapuru ganha nova unidade do Cetam com capacidade para 450 alunos
Manacapuru ganha nova unidade do Cetam com capacidade para 450 alunos (Foto: Alex Pazuello/Secom)
Compartilhe

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) inaugurou, nesta sexta-feira (22/05), a Escola de Educação Profissional e Tecnológica Syria Flores da Silva, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. A nova unidade foi criada para oferecer ensino técnico com foco em aprendizado prático, inovação e qualificação profissional em diversos eixos tecnológicos.

LEIA TAMBÉM: Cetam reabre matrículas para 528 vagas em cursos gratuitos em Manaus; saiba quais

A escola tem capacidade para atender 450 alunos e foi planejada para reproduzir as condições do mercado de trabalho, oferecendo um ambiente moderno de ensino e reafirmando o compromisso da gestão estadual com a formação profissional no interior do Amazonas.

Padrão tecnológico do Cetam mantido

A nova escola segue o padrão tecnológico adotado pelo Cetam, com estruturas modernas voltadas ao fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no interior do estado.

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, Sidilande Picanço, outras duas unidades devem ser entregues em breve nos municípios de Careiro Castanho e Eirunepé.

“Temos várias unidades em Manaus, mas levando agora para o povo do interior, e seguindo a recomendação do governador Roberto Cidade para que nós possamos avançar nisso. Então, além da escola de Manacapuru, nós temos mais duas na sequência, que é em Careiro Castanho e Eirunepé, totalizando 10 escolas no interior”, destacou o diretor-presidente.

Manacapuru ganha nova unidade do Cetam com capacidade para 450 alunos
Inauguração contou com a presença do governador Roberto Cidade (Foto: Alex Pazuello/Secom)

O Cetam já possui unidades próprias nos municípios de Parintins, Silves, Tabatinga, Benjamin Constant, Maués, Tefé, Itacoatiara e, agora, Manacapuru. Nas cidades onde ainda não há escolas próprias, o centro utiliza estruturas cedidas por prefeituras, pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio de parcerias.

Kauã Almeida, de 23 anos, trabalha com meliponicultura há sete anos, mas foi no curso oferecido pelo Cetam que, há pouco mais de um mês, começou a aperfeiçoar as técnicas de manejo de abelhas nativas sem ferrão.

“O Cetam trouxe esse curso e eu tenho certeza que daqui vão sair grandes profissionais. Aqui tem toda uma estrutura, salas climatizadas, totalmente preparada para desenvolver neste curso”, afirmou.

Manacapuru ganha nova unidade do Cetam com capacidade para 450 alunos
Nova unidade do Cetam vai atender 450 alunos em Manacapuru (Foto: Antônio Lima/Secom)

Outra aluna da unidade é Elane Gama da Silva, de 50 anos, que teve os primeiros contatos com a costura ainda na adolescência, ao lado da avó. No curso de Corte e Costura do Cetam, ela encontrou a oportunidade de se profissionalizar na área.

“Eu gosto de costurar, acho muito legal pegar uma roupa e transformar em outra peça. Eu tinha muita vontade de fazer esse curso, mas nunca tinha conseguido e agora tive essa oportunidade”, disse Elane.

Leia também

Cinco bairros de Manaus ficam sem energia neste domingo (24); veja a lista

Carro fica destruído após motorista perder controle e bater em poste em Manaus

Seduc convoca 79 aprovados em processo seletivo para Manaus, interior e áreas indígenas

Apae Manaus realiza Bazar Beneficente com doação de parte das vendas

Corridas de rua vão alterar trânsito em Manaus neste sábado e domingo; veja horários e vias afetadas

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Carro fica destruído após motorista perder controle e bater em poste em Manaus Carro fica destruído após motorista perder controle e bater em poste em Manaus
Próximo Artigo Eletricista trabalhando em poste de energia, com céu azul ao fundo. Cinco bairros de Manaus ficam sem energia neste domingo (24); veja a lista
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.