O governo federal pretende liberar nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), limitado ao valor de R$ 1 mil. A medida é parte da ofensiva do Palácio do Planalto para tentar melhorar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro, que será candidato à reeleição.
A expectativa é que a medida provisória com as regras de saque seja assinada nesta quinta-feira (17/03), em Brasília. Além da liberação do FGTS, o governo também planeja antecipar o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS, iniciativa que deve injetar R$ 56 milhões na economia brasileira.
O saldo do FGTS pode ser consultado pelo celular, por meio de aplicativos para celulares Android ou iOs/Apple, ou pelo site da Caixa. Na hora da consulta, é importante estar com o número do PIS/Pasep, que pode ser obtido na Carteira de Trabalho.
Sem as condições especiais de liberação, estipuladas pelo governo, o FGTS só pode ser retirado pelo trabalhador em condições especiais. Situações como demissão sem justa causa, entrada em imóvel próprio, alguns casos de doenças graves e aposentadoria, por exemplo.