Um dos concursos literários mais importantes e aguardados do país, o Prêmio Literário Cidade de Manaus vem com novidades, este ano, como o retorno da impressão em papel das obras vencedoras. Além disso, houve a criação de uma nova categoria regional, o prêmio Djalma Batista, destinado ao melhor texto de temática amazônica.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, os prêmios em dinheiro permanecem em R$ 5 mil para as categorias nacionais, unificadas, e R$ 3 mil para as regionais, em apenas duas modalidades.
A reformulação desta edição apresenta outra mudança importante como a fusão de categorias, que passam a ser de nove e não mais de vinte, como nos anos anteriores. O motivo da fusão é que certas categorias vinham tendo ausência de inscrições, além de seis delas não terem tido vencedores na última edição.
As categorias que permaneceram são: nacionais (romance ou novela, contos e crônicas, poesia, ensaio, memória e jornalismo literário, literatura infantojuvenil, teatro e regionais); ensaio sobre tradições populares e texto de temática amazônica.
Inscrições digitais
A participação no concurso será novamente da forma que foi em 2021, que logrou o maior número de inscrições desde a criação dos prêmios em 16 anos do prêmio, totalizando 710 concorrentes inscritos. A premiação será em dinheiro, além dos exemplares impressos em papel.
O edital nº 01/2022 do prêmio está disponível no Prêmio Literário Cidade de Manaus 2022 – Concultura. Basta clicar para ter acesso ao calendário, à lei que rege o prêmio, ao formulário de inscrição e para sanar dúvidas. O período de inscrições vai de 11 de março até 22 de abril de 2022.