Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Iniciado o acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família nas unidades de saúde
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Iniciado o acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família nas unidades de saúde
Cidades

Iniciado o acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família nas unidades de saúde

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/02/25 at 10:46 AM
Gustavo Reis 3 meses atrás
Compartilhe
Inciado acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família
Confira como realizar. (Foto: Divulgação/Semsa)
Compartilhe

O período para acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família, na primeira vigência de 2026, já foi iniciado. Os beneficiários devem procurar uma unidade de saúde até o mês de junho para cumprir os critérios do programa no acompanhamento em saúde.

Para as condicionalidades de saúde, o público-alvo é formado por crianças de até sete anos incompletos e mulheres inscritas no programa Bolsa Família. O acompanhamento avalia a atualização vacinal, o crescimento e desenvolvimento das crianças, com registro de peso e altura. Para as mulheres cadastradas, os profissionais de saúde realizam avaliação da situação integral de saúde e, no caso das gestantes, há o acompanhamento das consultas de pré-natal.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, nutricionista Dandara Guimarães Bezerra, explica que o acompanhamento no Bolsa Família precisa ser feito em duas vigências do programa, com a primeira sendo de janeiro a junho, e a segunda de julho a dezembro. Na segunda vigência de 2025, o programa indicava o acompanhamento de 426.552 beneficiários em Manaus, tendo atingido 73,38% desse público.

LEIA TAMBÉM: Justiça do Trabalho leva atendimento itinerante a oito municípios do AM

“Além da manutenção do benefício financeiro do programa, o acompanhamento é mais uma estratégia para fortalecer a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos serviços de saúde, e fortalecer a adesão às ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, garantindo melhor qualidade de vida”, afirma Dandara Bezerra.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde, com o respectivo registro no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), pode ser feito a qualquer momento da vigência, por um profissional de saúde de nível superior.

“O beneficiário deve informar na unidade de saúde que é cadastrado no programa e o profissional encaminha para as avaliações necessárias. É importante destacar que não existe uma consulta específica para o acompanhamento no Bolsa Família, que pode ser feito durante qualquer consulta ou atendimento na unidade de saúde”, informa Dandara Bezerra.

Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa do governo federal de transferência direta e indireta de renda para famílias em situação de vulnerabilidade, integrando as áreas de assistência social, saúde, educação e emprego.

O cumprimento das condicionalidades do programa tem como objetivo garantir a oferta das ações básicas e melhorar a qualidade de vida das famílias. Se o beneficiário não realizar o acompanhamento, poderá sofrer com sanções do governo federal, como bloqueio, suspensão ou mesmo o cancelamento do benefício.

Leia também

Concurso Ipaam: Divulgado resultado final da análise documental de candidatos PcD

Governo publica lei para criação da Universidade Federal Indígena no Brasil

Mutirão “Manaus Cidadã” oferta serviços gratuitos no bairro São Francisco, neste sábado (30)

Roberto Cidade anuncia repasse de R$ 53,3 milhões para fortalecer a saúde no interior do Amazonas

“Café com Negócios” do Sebrae fortalece conexões no setor de beleza e estética em Manaus

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Justiça do Trabalho leva atendimento a oito municípios do AM  Justiça do Trabalho leva atendimento itinerante a oito municípios do AM 
Próximo Artigo Auxiliar, analista e outras 263 vagas de emprego no SINE Auxiliar, analista e outras 263 vagas de emprego no SINE, nesta quarta (25)
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.