Amazonas Energia é alvo de CPI e está sendo questionada após suspeitas de contadores de luz cobrarem dobro do valor de consumo.
Na tarde desta segunda-feira (21), os deputados estaduais que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), aprovaram o requerimento que convoca o diretor técnico da concessionária em Manaus, Rodrigo Moreira, e do interior, Radyr Gomes, para deporem junto à comissão.
A decisão ocorre após uma avalanche de denúncias de problemas técnicos com contadores de luz, a partir de fiscalizações realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM). O órgão identificou 30 equipamentos defeituosos e com indícios de cobrarem o dobro do consumo das residências. Pela situação, o Ipem avalia aplicar multa de até R$ 5 milhões.
Já a Defensoria Pública do Estado, pediu outra multa milionária, no valor de R$ 3 milhões.
A oitiva foi marcada para o dia 11 de março, às 14h, no auditório Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa (Aleam). A informação foi dada durante a 26ª reunião itinerante, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
“Os desmandos e os abusos que essa empresa vem fazendo não podem ficar impunes, visto que as quedas de energia e a falta de manutenção e as contas abusivas são fatos. A CPI está gerando frutos porque tem um diferencial, trabalha com órgãos como a Defensoria Pública (DPE/AM), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AM) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AM). O cerco está fechando”, comentou o presidente da CPI da Amazonas Energia, deputado estadual Sinésio Campos (PT).
Próxima CPI Itinerante
A próxima reunião itinerante será feita no município de Tabatinga, dia 4 de março, às 9h, na Câmara Municipal.