Criada em 2020, a plataforma “Não me Perturbe” tem uma missão nobre: impedir o assédio comercial de bancos e financeiras que ofertam empréstimo e cartão de crédito consignado. As ligações insistentes, muitas vezes fora de hora, levaram 19.290 mil amazonenses a pedirem o bloqueio de bancos, nos últimos dois anos.
De acordo com o Banco Central, o bloqueio é feito após cadastrar telefones fixos e móveis, relacionados ao CPF. O serviço fica disponível no site www.naomeperturbe.com.br. Ao aderir, o bloqueio passa a valer 30 dias após o cadastro e dura por um ano.
O cidadão pode escolher se bloqueia instituições financeiras específicas, ou, ainda, todo o segmento que atua na oferta do consignado. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos, da Associação Brasileira de Bancos, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o INSS.
Medida integrante do Sistema de Autorregulação do Consignado, a plataforma registrou 2.571.034 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado. Os números compreendem o período entre 2 de janeiro de 2020 e 2 de fevereiro de 2022.
Do volume de pedidos, 2.008.989 representam solicitações de bloqueio feitas pelo consumidor para todas as instituições financeiras presentes na plataforma.
Bloqueios por região do país
Conforme a Febraban, a maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,78%), com 1.382.730 queixas. A região Sul responde por 18,04% do total de pedidos (463.922), seguida pelo Nordeste (14,25%), com 366.303 queixas. Centro-Oeste e Norte respondem por 10,59% e 3,34% dos pedidos, respectivamente (272.231 e 85.848).
O Estado de São Paulo lidera os pedidos de bloqueio no país, com 759.627 solicitações, seguido por Minas Gerais (293.537) e Rio de Janeiro (278.811).
Para fortalecer o “Não me Perturbe” e reduzir as reclamações de consumidores que são importunados com ligações indesejadas, os bancos se comprometeram, a partir de novembro de 2021, a rejeitar propostas de contratação de consignado encaminhadas por correspondentes em nome de consumidores cadastrados na plataforma.