O Ministério da Educação divulgou balanço parcial do segundo dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até as 17h de quarta-feira (16/02), o sistema de inscrição já registrava 852.213 inscritos e 1.635.335 inscrições.
O quantitativo de inscrições pode ser até o dobro da quantidade de inscritos, uma vez que cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso.
As inscrições para o Sisu podem ser realizadas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro, horário de Brasília, exclusivamente pela internet. A novidade é que as inscrições podem ser feitas pelo Acesso Único, que reúne todos as formas de acesso ao ensino superior promovidas pelo Ministério da Educação. O novo portal oferece mais informações e praticidade. Na parte superior da home, basta clicar em Sisu para visualizar onde deve se inscrever. Veja vídeo com tutorial.
A oferta total para essa edição do Sisu é de 221.790 vagas para mais de 6 mil cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. Mais de 84,5% das vagas ofertadas são para as instituições federais (universidades e institutos).
Sisu
O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar do Sisu todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não tiraram zero na redação, com exceção dos que prestaram o exame sem ter concluído o ensino médio e, portanto, declararam estar na condição de treineiro quando da inscrição no Enem.