Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Justiça suspende fim do pagamento em dinheiro em quatorze ônibus de Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Justiça suspende fim do pagamento em dinheiro em quatorze ônibus de Manaus
Cidades

Justiça suspende fim do pagamento em dinheiro em quatorze ônibus de Manaus

Redação
Atualizado em 2025/06/23 at 2:37 PM
Redação 11 meses atrás
Compartilhe
Imagem colorida mostra ônibus e passageiros esperando para pagamento em dinheiro
Foto: Arquivo/IMMU
Compartilhe

A juíza Sanã Almendros, do plantão judicial da Justiça estadual do Amazonas, suspendeu neste domingo (22) a medida que proibia o pagamento em dinheiro nas linhas de ônibus de Manaus. A decisão atinge a determinação da Prefeitura de Manaus e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que previa que, a partir de segunda-feira (23), o pagamento da tarifa nos ônibus seria realizado exclusivamente por meios eletrônicos.

A decisão judicial foi motivada por pedido do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), que apontou ilegalidade na iniciativa por ausência de autorização legislativa, além de violação à legislação municipal que garante a presença dos cobradores nos coletivos. O parlamentar também alegou que a mudança foi implementada sem a realização de estudos técnicos, campanhas de orientação ou diálogo com os sindicatos das categorias afetadas.

LEIA TAMBÉM: Extinção de pagamento em dinheiro de 14 linhas é inconstitucional, afirmam vereadores

Na decisão, a juíza Sanã Almendros destacou que o dinheiro é um meio de pagamento legal com curso forçado no território nacional e não pode ser excluído como forma de acesso ao transporte público sem medidas compensatórias que assegurem a inclusão da população mais vulnerável. A magistrada entendeu que a exclusão do pagamento em espécie impacta diretamente os usuários que não têm acesso a dispositivos eletrônicos ou bancários.

A suspensão ocorre às vésperas da implementação da medida, prevista para começar em 23 de junho de 2025. Segundo a juíza, a ausência de campanhas educativas e o curto tempo de transição colocam em risco a garantia de acesso ao serviço público essencial. Ela enfatizou que mudanças dessa natureza exigem planejamento e ampla divulgação para não prejudicar a população de baixa renda.

A medida de proibição do pagamento em dinheiro era parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e a Prefeitura de Manaus em 2022. O acordo prevê a digitalização do sistema de transporte e a retirada do dinheiro em espécie com o objetivo de reduzir o tempo de embarque e a criminalidade. O Sinetram informou que a digitalização atenderia também às exigências desse acordo.

Apesar do parecer contrário do MP-AM à ação judicial, a juíza decidiu pela suspensão imediata da cláusula do TAC que vedava o pagamento em dinheiro. A decisão determina que tanto o Município de Manaus quanto o Sinetram mantenham a aceitação da moeda corrente nacional como forma válida de pagamento em todas as linhas do sistema de transporte coletivo urbano, até nova deliberação.

Leia também

Mutirão da Águas de Manaus oferece atendimento porta a porta no conjunto Lula; confira datas e serviços disponíveis

Justiça reabre ação sobre suspeita de abuso no mercado de combustíveis em Manaus

Amazonas libera corte e manejo de árvores após fim do período de defeso florestal

Reclamação de valores do IPTU de Manaus para ações na Justiça pode ser feita pela internet; saiba como vai funcionar

Elevador da estação no bairro São Jorge teve peças furtadas e ficará inoperante

Termos destaque
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Grupo tocando tambores e instrumentos de sopro em apresentação ao ar livre, com luzes coloridas. Projeto “Bumba meu Bloco na Rua” estreia oficina gratuita de ritmos nesta segunda
Próximo Artigo Imagem colorida mostra fachada de prédio da UEA onde alunos podem estar matriculados e sofrer jubilamento Mais de 100 alunos da UEA correm risco de jubilamento; Confira a lista
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.