A CAIXA lança, nesta quinta-feira (10/02), uma nova possibilidade de fonte de recursos para financiar o agronegócio, com recursos da Poupança. A nova linha é mais uma opção para os produtores rurais, que podem utilizar os recursos para diversas finalidades relativas à atividade rural. Além disso, o banco disponibilizou o custeio antecipado da próxima safra para agricultores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp), Demais Produtores além de cooperativas.
Na contratação com recursos da Poupança, os agricultores podem utilizar o crédito para custeio, comercialização, industrialização e investimento. A taxa é a partir de 9,50% ao ano, e financiamento de até 100% do projeto com prazo de até 180 meses para pagar.
Na modalidade de financiamento a infraestrutura de armazenagem, o produtor conta com um prazo de até 15 anos para pagamento e carência de até 3 anos. Para investimento semi-fixo (Máquinas e Equipamentos), o prazo é de até 8 anos e a carência de até 2 anos. Em investimento fixo (infraestrutura, energia,entre outros), o prazo é de até 10 anos e a carência de até 2 anos.
Custeio antecipado
A CAIXA também oferece aos produtores rurais recursos para custeio antecipado, que vão auxiliar no planejamento da próxima safra, dando a eles melhores condições para adquirir insumos e serviços por preços mais vantajosos. Os produtores rurais do Pronaf podem contratar com taxas de juros a partir de 3% ao ano. No Pronamp, a taxa de juros parte de 4,5% ao ano e para os demais produtores a taxa é a partir de 6,5% ao ano.
Disponíveis até junho de 2022, os recursos atendem a diversas finalidades, especialmente para financiar as despesas do ciclo de produção das culturas de soja, milho, arroz, algodão, feijão e amendoim, entre outras culturas da safra verão.