Os raios são as descargas elétricas que efetivamente alcançam o solo
O Amazonas foi o estado brasileiro com maior número descargas atmosféricas que chegaram ao solo, segundo levantamento exclusivo feito pela Climatempo, com dados da rede de sensores de Earth Networks. Sozinho, o estado ficou com 85% dos raios do país.
Em janeiro deste ano, a maior quantidade de descargas elétricas atmosféricas sobre o Brasil ocorreu sobre o estado de Minas Gerais, mas os raios, que são quando essas descargas atingem efetivamente a terra, ocorreram em maior intensidade no Amazonas.
Segundo a Climatempo, o Amazonas ficou com 85% dos raios do país em janeiro de 2022, Mato Grosso teve 43% dos raios e Minas Gerais, 16%. Mato Grosso do Sul teve 26% dos raios do Brasil em janeiro de 2022 e São Paulo teve 16%.
O mapa da Climatempo mostra a quantidade total de descargas elétricas atmosféricas que ocorreram sobre o Brasil em janeiro de 2022, que são as descargas que ocorreram somente entre as nuvens somadas com aquelas que chegaram ao solo. Os raios são as descargas elétricas atmosféricas que chegaram ao solo.
No total, o Brasil teve 13.212.202 milhões de descargas elétricas atmosféricas em janeiro de 2022, sendo que 3.619.988 milhões destas descargas foram raios. Os demais 9.592.214 milhões de descargas elétricas atmosféricas ocorreram entre as nuvens.