O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (05/05), dois novos espaços para a oferta de telessaúde nos municípios de Barcelos e Tefé. A ação já chega a três cidades com o objetivo de fortalecer a assistência em saúde no interior do Amazonas reduzindo a fila de espera para consultas e exames agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
“Nós estamos reduzindo a fila de espera em todo o estado e principalmente no interior onde as pessoas têm muito mais dificuldade, então quem está em uma comunidade, seja a mais distante, que tenha um ponto de internet, lá essa pessoa pode ser atendida pela nossa Telessaúde”, afirmou o governador Wilson Lima.
O serviço é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e beneficiará mais de 143 mil pessoas em 12 especialidades oferecidas pelo programa com maior demanda no Complexo Regulador. A modernização no atendimento integra o pacote de ações do Governo do Amazonas para levar o padrão do Hospital Delphina Aziz a toda a rede de saúde, incluindo a revitalização de hospitais, Centros de Atenção Integrada à Criança (CAICs), entrega de equipamentos, entre outras medidas.
Em Barcelos, duas telessalas foram implantadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Lúcia Rodrigues Bahia, no bairro Nossa Senhora de Nazaré. A unidade está recebendo, pelo programa, um equipamento de eletrocardiograma (ECG), para auxiliar na oferta de telediagnóstico, que beneficiará 18 mil pessoas.
“Nosso município estava necessitando e há tempos que a gente tinha dificuldade de se locomover para Manaus e fazer a consulta, e agora tem esse programa do governo, veio pra renovar a cidade e ajudar o povo, principalmente do interior, o ribeirinho”, destacou o funcionário público Marcel Araújo, de 44 anos, atendido por um endocrinologista pela teleconsulta.
Em Tefé, três telessalas foram implantadas na Policlínica Santa Tereza, no bairro Quintinio Bocaiúva. A unidade está recebendo ainda equipamentos de eletrocardiograma, Mapa e Holter, ampliando a oferta de telediagnóstico na cidade. Como município polo, o objetivo da rede de saúde é que Tefé atenda demandas do município e de cidades próximas como Alvarães, Japurá, Juruá, Maraã e Uarini, beneficiando mais de 125 mil pessoas.
A aposentada Eclenir Ferreira Rodrigues, de 78 anos, foi atendida por um cardiologista com a ferramenta da Telessaúde em Tefé. A filha da idosa, Camila Cavalier, de 36 anos, falou sobre as vantagens do atendimento de forma remota para o interior na área de cardiologia.
LEIA MAIS: Manauara Shopping sorteia carro zero quilômetro na campanha do Dia das Mães
“Vai ajudar bastante, porque ela precisa muito disso e ela tem problemas de locomoção, e aqui ela está perto dos parentes. Ela já foi diagnosticada com um problema no coração. Foi até surpresa para mim quando eu recebi a mensagem dizendo que ela tinha essa consulta e ficamos muito, muito felizes”, comemorou Camila.
O município de Manacapuru foi o primeiro município polo regional a receber a Telessaúde. As telessalas foram inauguradas no dia 24 de abril pelo governador Wilson Lima. Além de Manacapuru, Tefé e Barcelos, os municípios de Itacoatiara, Tabatinga e Humaitá também serão contemplados nesta primeira fase. Na segunda etapa, o programa prevê a implantação em outros 29 municípios do interior, e a terceira fase contemplará os 27 restantes.
Na capital, os atendimentos da Telessaúde começaram no dia 15 de abril, em oito unidades de saúde localizadas em diferentes zonas de Manaus. Os procedimentos à distância (celular e aparelhos eletrônicos) pelo aplicativo Saúde AM Digital, agendados pelo Sisreg, já estão disponíveis para 100% da população em todos os municípios.
Ao todo, o programa contará com 78 telessalas: 17 em Manaus e, pelo menos, uma em cada município do interior. Esses pontos estão sendo equipados com computadores e aparelhos para exames como eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e Holter, conforme o cronograma da SES–AM. Técnicos de apoio estarão disponíveis para auxiliar os pacientes durante os atendimentos nas telessalas.
As inaugurações contaram com a participação dos prefeitos de Barcelos e Tefé, Radinho Alves e Nicsson Marreira, respectivamente; os deputados estaduais Rozenha, Felipe Souza, Carlinhos Bessa e João Luiz; o vereador Eurico Tavares; além de secretários estaduais.
Com a implantação das salas de telessaúde, o usuário que quiser ser atendido à distância, pode acessar a consulta pelo celular ou de forma presencial, nesses espaços preparados nas unidades de saúde. Através do Saúde AM Digital, o cidadão tem acesso à teleconsulta em 12 especialidades, agendadas via Sistema de Regulação (Sisreg): dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.
Ao receber a mensagem da assistente virtual do programa, a pessoa com solicitação registrada no Sisreg poderá optar pela modalidade de teleconsulta. Ao escolher essa opção, o tempo de espera costuma ser menor do que o da consulta presencial e o atendimento pode ser realizado em casa ou em uma das salas de telessaúde. O acesso à teleconsulta é pelo aplicativo Saúde AM Digital. As informações de acesso serão encaminhadas pelo suporte do programa.