Dois homens foram detidos na noite do último sábado (4) no município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus, por fornecerem bebida alcoólica a menores de idade. As prisões ocorreram durante uma ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Segundo a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a operação teve como foco principal a identificação de situações de risco envolvendo crianças e adolescentes, como trabalho infantil, exploração sexual e outras formas de violência. Durante a fiscalização, foram flagrados adolescentes consumindo bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, o que resultou na prisão dos suspeitos.
LEIA TAMBÉM: Homens são presos após abusarem de mãe e filha de 11 anos no Amazonas
A ação contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo servidores da Depca, da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba, do Posto de Policiamento Integrado (PPI) de Cacau Pirêra, além do apoio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) e da Vigilância Sanitária local.
Além da repressão a crimes, a operação também incluiu ações educativas. Equipes realizaram a distribuição de panfletos e folders com orientações sobre a proteção integral de crianças e adolescentes. “Estivemos todos integrados para proteger as crianças e os adolescentes, a fim de construir um local seguro para elas”, afirmou a delegada Juliana Tuma.