A luta contra a dengue no Amazonas ganha um reforço importante com a ampliação da vacinação para mais 17 municípios. Agora, Alvarães, Atalaia do Norte, Beruri, Boca do Acre, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Japurá, Maraã, Maués, Santo Antônio do Içá, Tapauá, Caapiranga, Canutama, Juruá, Pauini e São Sebastião do Uatumã terão a vacina contra a dengue incorporada ao calendário de imunização.
A medida, anunciada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), é uma estratégia de prevenção para reduzir casos graves da doença, que continua a representar um desafio para o sistema de saúde.
Com essa expansão, o estado agora soma 44 municípios contemplados com a vacina. A estimativa é de que 45,8 mil doses sejam distribuídas para jovens de 10 a 14 anos, sem exigência de histórico prévio de infecção. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é alcançar 90% de cobertura vacinal no público-alvo.
LEIA TAMBÉM: Jovem atropelado durante corrida em Manaus tem morte cerebral confirmada por familiares
A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, ressaltou a importância da medida, que, segundo ela, busca “prevenir casos graves da doença e a definição dos municípios contemplados considerou critérios epidemiológicos.”
O alcance da vacinação vai além da aplicação das doses. Para garantir a eficácia da campanha, a FVS-RCP está investindo em treinamento para profissionais de saúde. A capacitação abrange desde o armazenamento adequado das vacinas até estratégias de mobilização social.
Mas, enquanto a vacinação avança, as medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, devem ser reforçadas, destaca a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim. “A vacinação contra a dengue é uma ferramenta complementar às ações de prevenção já adotadas, como a prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.”
De acordo com a FVS, as vacinas serão enviadas de forma escalonada e mediante articulação com as secretarias municipais de Saúde. Os municípios devem assegurar a aplicação das duas doses necessárias para o esquema vacinal completo.