O jovem corredor Emanuel da Costa Fernandes, de 26 anos, teve morte cerebral confirmada por familiares na manhã desta sexta-feira (2), no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, em Manaus. Emanuel foi uma das cinco vítimas de um atropelamento coletivo ocorrido durante uma corrida alusiva ao Dia do Trabalhador, na avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, zona Oeste da capital.
Segundo relato da esposa do jovem, Débora Castro, ele sofreu um forte traumatismo craniano e teve a morte cerebral constatada pelos médicos nesta sexta. A família, abalada, aguarda a retirada dos aparelhos que ainda mantêm as funções vitais artificialmente do jovem. “O coração dele pode parar a qualquer momento, ele está só pelas máquinas”, declarou a irmã, Elizandra Costa.
LEIA TAMBÉM: Vídeo: motorista embriagado atropela cinco corredores durante prova na Ponta Negra
Outros quatro corredores – Naldo de Souza (33), André Luiz Fonseca (41), Raimar Pinho de Souza (39) e Cristiano Rodrigues (45) – também foram atingidos. Até o momento, o estado de saúde deles não foi divulgado.
O acidente aconteceu por volta das 5h30 da manhã de quinta-feira (1º), quando o motorista de um carro perdeu o controle do veículo e invadiu a pista por onde os atletas corriam. Segundo a Polícia Militar, ele apresentava sinais de embriaguez e teve o teste de alcoolemia positivo.
O para-brisas do carro ficou completamente destruído com o impacto. O motorista foi detido em flagrante e conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ele deve responder por lesão corporal dolosa com agravante de alteração na capacidade psicomotora.