Autores iniciantes e experientes já conhecem o dilema: esperar por “a grande ideia” antes de começar um novo livro. Mas e se for possível inverter o processo? Essa é a proposta do curso “Comece pelo título”, que estreia sua primeira turma no dia 2 de junho, às 20h, com encontros ao vivo e uma metodologia baseada em produtividade e criação reversa.
Idealizado pelo autor e editor amazonense Mário Bentes, o curso apresenta uma estrutura inovadora que parte da criação de títulos impactantes para estimular ideias e desenvolver obras de maneira mais rápida, objetiva e criativa. A base do conteúdo é o conceito de “efervescência criativa”, uma analogia com pastilhas de sal de frutas: uma vez iniciada a reação, a escrita deve fluir sem bloqueios até a finalização da primeira versão do texto.
O programa oferece cinco aulas ao vivo, material de apoio, acesso a um livro-guia com a metodologia completa (em versão impressa ou digital, dependendo do plano escolhido), além de benefícios adicionais, como feedbacks personalizados, mentoria individualizada e leitura crítica do projeto para quem opta pelos planos mais completos. Os interessados já podem garantir sua inscrição no site oficial (www.comecepelotitulo.com.br).
Diferenciais do curso
O curso está disponível em quatro formatos, com valores acessíveis a diferentes perfis de autores. A partir de R$ 149, os alunos têm acesso às cinco aulas ao vivo e ao livro digital do método. Há também opções com livro impresso, feedbacks personalizados e acompanhamento individualizado de um projeto literário, com planos de até R$ 449.
LEIA MAIS: Inscrições abertas para aulas de música com a Orquestra Sinfônica Brasileira em Manaus
“A maior armadilha para quem quer escrever é esperar a ideia perfeita. No meu método, o ponto de partida é o título — ele provoca, instiga e abre caminhos. Não escrevemos esperando inspiração: escrevemos com método, foco e efervescência criativa”, afirma Mário Bentes, autor e idealizador do curso “Comece pelo título”.
Três vezes semifinalista do Prêmio ABERST e duas vezes finalista Prêmio Ecos da Literatura, Mário Bentes é jornalista, escritor, editor e ficcionista há 15 anos. É autor dos livros inéditos “Vê, lá vem Deus” (sci-fi) e “Hoje bem que poderia ser sábado” (drama/romance), além das já publicadas obras “Minhas conversas com o diabo” (realismo mágico) e “A terra por onde caminho” (fantasia sombria).
Também assina os contos “Arranha-céu” (distopia), “O vão entre o trem e a plataforma” (terror dramático), “Noite de festa” (terror dramático) e “EXO” (sci-fi), além de ser organizador e coorganizador de dezenas de coletâneas literárias. Fundador e editor-chefe na Lendari®️ Entertainment.
Site do curso: https://comecepelotitulo.com.br/
E-mail: [email protected]