A Associação Artbrasil exibe, nos dias 29 de abril e 5 de maio, o documentário “Amazônia em todas as cores”, que traz para o protagonismo da cena, a vida e obra de sete artistas visuais amazonenses. As apresentações serão seguidas de workshops com debates sobre o documentário.
Em frente às câmeras, Jair Jacqmont, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rui Machado, Jandr Reis, Cristóvão Coutinho e Turenko Beça convidam os telespectadores para um mergulho em suas histórias, desde o início de suas respectivas carreiras aos dias de hoje.
A primeira exibição do documentário acontecerá na Faculdade Fametro, na terça-feira (29/04). Em seguida, quem receberá a apresentação do documentário será o público da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no dia 5 de maio. Os dois encontros contarão com a participação dos artistas homenageados.
LEIA TAMBÉM: Banda Rosa de Saron se apresenta em Manaus na próxima sexta (2)
O ciclo de apresentações marca as atividades de lançamento do projeto inédito, que tem como principal objetivo eternizar em uma obra de audiovisual a relevância dos trabalhos desses artistas que possuem uma contribuição direta para o desenvolvimento do movimento artístico-cultural do Amazonas.
Sob direção da Ana Cláudia Motta, o “Amazônia em todas as cores” não apenas documenta a jornada artística, mas revela bastidores, emoções e experiências dessas personalidades cujo suas trajetórias enraízam a própria história das artes visuais do Amazonas.
“Todos eles têm uma carreira consagrada, uma trajetória reconhecida nacional e internacionalmente. Com esse projeto, pretendemos deixar registrado para essa e futuras gerações, a história dessas pessoas que tiveram suas vidas modeladas pelas artes, que pela sensibilidade e talento moldaram parte importante do cenário das artes visuais em nosso estado”, destacou Ana Cláudia ressaltando que esse projeto de sintetizar a trajetória dos artistas em uma uma obra de audiovisual é inédita.