Uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prendeu, na noite deste sábado (26/04), cinco pessoas suspeitas de envolvimento em esquema de cobrança irregular por estacionamento nos arredores da Arena da Amazônia, na zona centro-oeste de Manaus. O local estava recebendo o show da dupla Jorge & Mateus e o lançamento do DVD do Boi Caprichoso.
A operação ocorreu após denúncias anônimas. Entre os detidos está um oficial da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), lotado na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Segundo informações preliminares, flanelinhas cobravam até R$ 50 de motoristas que estacionavam nas imediações da Arena da Amazônia. A prática foi classificada como extorsão pelas autoridades.
A ação policial culminou na condução dos suspeitos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). No local, o oficial da PM tentou intervir em favor dos flanelinhas, alegando que eles agiam sob sua orientação. Após recusar ordens para deixar a delegacia e insistir na liberação dos presos, ele também acabou detido, por determinação do delegado de plantão.
LEIA MAIS: Policial é preso em flagrante em Manaus por venda de armas roubadas da corporação
A Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da PMAM instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta do oficial e eventuais crimes militares. Em nota, a Sedel afirmou que colabora com as investigações.
O Governo do Amazonas declarou que “não compactua com qualquer conduta de seus agentes que esteja em desacordo com os princípios éticos e legais da administração pública” e reiterou seu compromisso com a transparência e o respeito à função pública.
A SSP-AM informou que o monitoramento das práticas abusivas em estacionamentos públicos continuará.