Mais de 550 quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidos, nesta quarta-feira (16/04), pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em operação na Base Fluvial Arpão 3, nas proximidades de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A droga foi encontrada dentro de balsas, sendo transportada por seis homens, que foram presos em flagrante. A apreensão gerou danos de mais de R$85 milhões ao crime.
Os policiais militares lotados na Base Arpão 3, coordenados pela Secretaria de Segurança (SSP-AM), estavam realizando patrulhamento fluvial, quando abordaram três balsas que transportavam petróleo vindo de Bretaña, no Peru, onde fez escala no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) e tinha como destino final a capital amazonense.
Após inspeção, em uma das balsas com o auxílio dos cães Xerife e Delta da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), foram localizados os entorpecentes em sacos de fibra, dentro de um espaço vazio da balsa.
LEIA MAIS: Bebê em situação de maus-tratos é resgatado na zona leste de Manaus; Pais serão investigados
Ao todo, foram apreendidos 501 tabletes de pasta-base de cocaína que totalizaram 550 kg. A tipificação dos entorpecentes foi comprovada por peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) embarcado na Base Arpão 3.
O delegado da unidade Interativa da Polícia Civil em Coari, José Barradas, explicou que os seis homens foram apresentados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
“Toda a tripulação envolvida foi presa, no total seis, e eles foram trazidos até a delegacia de polícia civil de Coari, onde os procedimentos de flagrante vão ser feitos e eles serão encaminhados para a Justiça. Esses homens não são piratas, são funcionários de uma empresa que aproveitando o trabalho que tem na embarcação, fizeram esse transporte clandestino da droga. Agora vamos investigar para saber se a empresa também tem algum envolvimento”, explicou o delegado.