No Amazonas, pessoas com deficiência que desejam empreender contam com uma linha de financiamento específica voltada à inclusão produtiva. É o programa Mais Crédito Inclusão, oferecido pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SePcD).
A iniciativa tem como objetivo estimular o empreendedorismo e promover a autonomia de pessoas com deficiência e de seus responsáveis legais. O crédito é destinado àqueles que desenvolvem atividades produtivas e são acompanhados pela SePcD e Sejusc.
LEIA TAMBÉM: Com apoio a projetos ambientais, Sicredi neutralizou mais de 30 toneladas de carbono
Desde que foi lançado, em 2022, o programa já financiou mais de R$ 500 mil, distribuídos em 81 operações voltadas para pequenos negócios. Para o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, o programa representa um avanço nas políticas de inclusão. “O Mais Crédito Inclusão é um estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo. Criamos oportunidades econômicas para as famílias que possuem membros com deficiência física, mental ou intelectual”, destacou.
Os interessados podem buscar atendimento pelo telefone (92) 98484-2072 ou presencialmente, na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), localizada na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, Parque das Laranjeiras, bairro Flores. O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.