A saúde bucal é imprescindível. Mas, além da saúde, outro papel do dentista é realizar melhoras estéticas. Como se diz popularmente, o sorriso é um cartão de visitas que interfere sim, nas relações interpessoais e na autoestima. Nesse aspecto, de acordo com o especialista em estética e reabilitação oral, Dr. Marcelo de Sá, o dentista contribui para a autoconfiança e uma primeira impressão positiva.
Clareamento, ortodontia e mais recentemente as Lentes de Contato Dentais facetas de porcelana, também conhecidas como “sorriso perfeito” são alguns dos artifícios usados para dar um up na autoestima. As “lentes de contato Dental”, por exemplo, são capazes de proporcionar grandes melhorias na forma, posicionamento, tamanho e principalmente na cor dos dentes em bem pouco tempo, explica o especialista Dr. Marcelo de Sá.
“Costumo dizer que trabalho com a autoestima, resgatando o que há muito tempo, as pessoas que me procuram, perderam. E isso com certeza não tem preço. Cada pessoa é única, assim como o seu sorriso e o papel do dentista na autoestima dos pacientes implica em compreender quais são as insatisfações de cada um.”, diz De Sá. Segundo ele, a técnica é capaz de proporcionar grandes melhorias de forma definitiva em pouco tempo, e com uma durabilidade de até 10 anos.
O especialista continua. “O sorriso é parte fundamental da aparência, exercendo uma forte influência nas relações interpessoais e na autopercepção individual. E por esse motivo que é muito importante que os profissionais da odontologia saibam qual o papel do dentista na autoestima dos pacientes”, disse de Sá.
Tratamento e satisfação
Desde a escolha do tratamento para cada pessoa até a explicação de quais serão os benefícios conquistados, é possível contribuir positivamente de modo a melhorar a maneira como esses indivíduos se enxergam e aumentar a satisfação com o seu sorriso.
“É importante entender que nem todas as pessoas que procuram um consultório odontológico estão preocupadas somente com a saúde bucal. Embora manter a boca livre de cáries e outros problemas seja essencial, algumas pessoas também podem trazer preocupações estéticas que o odontologista precisa entender e ajudar a resolver”, conta o especialista.
Essa compreensão deve influenciar na escolha do tratamento e na comunicação entre profissional-paciente. Assim, aumentam-se as chances de satisfação com o tratamento e a indicação desse consultório para outros interessados.
Autoestima em alta
A médica Dra. Selma Haddad optou pelas lentes de contato Dental para melhorar aspectos estéticos e de saúde. “Aos poucos me convenci de que esse era o melhor tratamento para mim. Vejo o sorriso como um cartão de visitas para minha vida pessoal e trabalho, eu tinha alguns dentes com a coloração amarelada que me causavam incômodo. Hoje me sinto satisfeita com o uso das ‘lentes de contato’ e agora recomendo o tratamento como o Dr. Marcelo de Sá”, comenta a Dra. Selma.
Avaliações pré-tratamento
O Dr. Marcelo de Sá aponta alguns simples passos, com os quais é possível cumprir muito bem o papel do dentista na autoestima dos pacientes. Tratamentos mais adequados para cada paciente: O paciente é avaliado minuciosamente através de fotografias em alta resolução, radiografias e o Escaneamento Digital da arcada dentária. “A gente avalia o que será esteticamente mais positivo para o paciente, e cada sorriso é único. Você jamais verá 2 sorrisos que eu tenha feito serem iguais, eles são exclusivos”, explica o dentista.
Com essas avaliações são postas na balança quais opções estéticas e benefícios que serão atingidos, de acordo com as demandas pessoais de cada um. Levantar dados sobre o paciente e buscar ouvi-lo desde o princípio é essencial para que se entenda quais os tratamentos mais adequados para ele e até para guiar a maneira como será o seu tratamento. “Uma pessoa que trabalha com o atendimento ao público gostará de saber de opções mais estéticas para corrigir o alinhamento dos dentes, tamanho e até como clareá-los, por exemplo. A previsão de como ficará o resultado final também é importante para que o paciente se sinta seguro e e satisfeito”, finaliza Dr. Marcelo de Sá.