O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alerta as pessoas interessadas em participar da próxima edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que sites falsos criados por golpistas estão sendo divulgados como canais de inscrição para a segunda edição do certame.
Acontece que a segunda edição do CPNU ainda não está com suas inscrições abertas e as informações sobre nova edição ainda não foram divulgadas pelo governo federal.
Desde que tomou conhecimento desses sites falsos, o Ministério da Gestão acionou os órgãos competentes por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética e os sites estão sendo derrubados. Mas é importante ficar atento para não cair nesse tipo de golpe.
LEIA TAMBÉM: Novo golpe busca vítimas interessadas no “Amazonas Meu Lar”
Como denunciar os golpes com o Concurso Nacional Unificado?
Para denunciar esse tipo de golpe envolvendo o Concurso Nacional Unificado, basta entrar na plataforma Fala.BR, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados. A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público. O serviço online está disponível 24 horas, todos os dias da semana.
Quem comete fraudes eletrônicas está sujeito a pena de reclusão (de 4 a 8 anos) e multa, se a fraude é cometida com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo. A pena pode ser aumentada em um terço se é cometido contra idoso ou vulnerável, considerada a relevância do resultado gravoso.