Um ponto fixo de vacinação contra raiva animal será instalado, dia 05.02 (sábado) no Instituto Gerando Futuro, no Educandos das 8:30h as 12:30h. Devem ser vacinados cães e gatos para prevenir uma possível contaminação.
A iniciativa faz parte da campanha de vacinação antirrábica animal, e no bairro de Educandos é uma parceria entre o Instituto Gerando Futuro, o ativista social João Lira, o Centro de Controle de Zoonoses e a Prefeitura de Manaus. “Essa é uma oportunidade especial para os pais e mães dos pets atualizarem a vacinação antirrábica, visto que será realizada num sábado, dia em que muitos estão de folga e poderão usufruir do serviço de forma gratuita, importante que levem o cartão de vacinação do animal para que seja feita a anotação pelo profissional veterinário responsável”, destacou João.
No último sábado foi instalado um ponto fixo em Petrópolis e foram vacinados mais de 300 animais entre cães e gatos de toda a Zona Sul, coroando o sucesso da ação.
“Para receber a vacina, cães e gatos devem ter mais de três meses de idade e estar bem de saúde. É importante que o tutor garanta a vacina anual dos animais contra a raiva, que é uma zoonose e pode ser transmitida para o ser humano. Além da campanha anual, o CCZ também oferece a vacina na rotina de serviços durante todo o ano”, lembra Reinaldo Lima, chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ.
A medida visa intensificar a campanha, que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vem realizando por todas as zonas geográficas de Manaus.
A raiva é uma doença que pode ser facilmente contraída, de forma principal, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.
Além disso, manter o seu animal vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.
O Instituto Gerando Futuro fica localizado na Rua Macurany, S/N, Educandos, na antiga sede da Delegacia de Entorpecentes.