Conquistando cada vez mais o espaço na região norte e os corações dos apaixonados por esportes, o futebol americano tem mostrado sua potência no Brasil. E para se consolidar ainda mais na Região Norte, em maio deste ano ocorrerá a quinta edição do Jungle Bowl, que reunirá duas equipes para disputa: o Manaus Futebol Americano e o Porto Velho Miners.
Serão dois jogos, o primeiro já com data definida, que será no dia 07 de maio e acontecerá na Vila Olímpica, em Manaus. E o segundo jogo será em Porto Velho, ainda sem data definida. O intuito a competição é de divulgar a modalidade do Norte.
Para o Manaus FA é o cenário ideal para preparação na estreia no Brasileiro de FA que começa em junho. O diretor do time, Renner Silva, fala dos desafios do time para este ano. “Temos em 2022 nosso maior desafio que é participar da elite do futebol americano brasileiro, junto com equipes tradicionais e muito bem preparadas. Os eventos como o JUNGLE BOWL nos ajudarão a entrosar a equipe, que vem completamente modificada, com a chegada de atleta de fora, além de ter um treinador estrangeiro. É a oportunidade de fazer testes e analisar se estamos no caminho certo pra nossa estreia”.
Sobre as equipes
De um lado, o Manaus Futebol Americano, uma equipe do Manaus FC com seis anos de existência, é o atual campeão do Norte. Carrega na bagagem quatro vitórias importantíssimas, que o transformaram a ser referência na modalidade no estado.
Com o intuito de difundir o esporte no Amazonas, o Manaus Futebol Americano não mede esforços na busca de conhecimento técnico e suporte multidisciplinar, para proporcionar aos seus atletas um melhor desempenho, sem esquecer o lado humanitário, com projetos de integração social à comunidade. E vem se preparando para um novo desafio: participar do Campeonato Brasileiro de FA 2022. E participar do Jungle Bowl é apresentar ao povo amazonense a força deste esporte.
Do outro, fundado oficialmente há quatros anos, o Porto Velho Miners vem crescendo na modalidade em Rondônia e mostrando que vem para ficar. A participação no Jungle Bowl é a oportunidade de integrar Rondônia no circuito do futebol americano do país, além de começarem a buscarem o objetivo de participar do Brasileiro de FA a partir de 2023.
O gestor do Porto Velho Miners, Fernando Rodrigues, destaca que jogar contra o time de Manaus é o cenário ideal para aprender mais sobre o esporte e principalmente, fortalecer a modalidade em Porto Velho jogando com uma equipe que é referência na região. “O jogo contra o Manaus é um passo enorme que vamos dar em relação a competitividade, o time amazonense já é uma equipe consolidada na região Norte, e é a chance de aprendermos mais”.
Para 2022, a meta da equipe de Porto Velho é dar os primeiros passos rumo a consolidação da modalidade em Rondônia. “Para este ano, ainda estamos com projeto em construção, faremos apenas jogos regionais para termos a segurança certa, estamos dando passos menores em relação aos times de elite, mas com dedicação e trabalho, chegaremos na elite”.