O concurso do Instituto Militar de Engenharia (IME) está na reta final de inscrições abertas, com um total de 30 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (C Form/QEM). As oportunidades são para diferentes áreas da Engenharia e visam selecionar profissionais que desejam seguir carreira militar.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de julho. O curso é destinado a candidatos diplomados ou concluintes de graduação em Engenharia plena, em área correspondente às vagas ofertadas, por instituição de ensino superior oficialmente reconhecida.
Entre os principais requisitos estão ser brasileiro nato e ter, no máximo, 26 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Conforme o edital do concurso do Instituto Militar de Engenharia, durante o período de formação no no Rio de Janeiro (RJ), o candidato é considerado, para fins de curso, primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico da Reserva de 2ª Classe, recebendo soldo inicial de R$ 9.004, além da possibilidade de promoções e reajustes previstos na legislação militar.
O concurso contará com aplicação do Exame Intelectual em diversas cidades do país, incluindo Manaus, além de Rio de Janeiro, Belém, Brasília, Fortaleza, Goiânia, São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Campo Grande, Teresina, Vila Velha, Juiz de Fora e Santa Maria.
O IME informou que os locais de prova poderão ser alterados conforme o número de inscritos. O endereço definitivo para realização do exame será informado posteriormente no cartão de confirmação de inscrição.
LEIA TAMBÉM: Google e CIEE abrem inscrições para oito cursos gratuitos na área de tecnologia
O Segundo a Segundo informa que as empresas são 100% responsáveis por elaborar os critérios e exigências para as vagas ofertadas nos processos seletivos, assim como sobre a ocupação dos postos de trabalho. Alertamos, entretanto, que as seleções para emprego são gratuitas e não há cobrança de tarifas, pagamentos por exames ou por cursos supostamente necessários.
Esses tipos de situações podem se tratar de fraudes e devem ser denunciados à Polícia Civil por meio de registro de Boletim de Ocorrência (BO) ou acessando a Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/).
As autoridades policiais recomendam não enviar documentos pessoais, sendo original ou cópia, antes da realização de entrevistas presenciais na empresa, ou gerência de recursos humanos, responsável pela vaga. Também não se deve informar, em qualquer hipótese, números ou senhas de cartões bancários, de crédito ou de benefício social.

