Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta semana; saiba o que fazer
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta semana; saiba o que fazer
Cidades

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta semana; saiba o que fazer

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/05/04 at 12:51 PM
Gustavo Reis 2 horas atrás
Compartilhe
Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta semana
Confira como realizar atualizações e mais. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

Falta menos de uma semana para o fechamento do cadastro eleitoral. Até o dia 6 de maio, os cidadãos poderão tirar o primeiro título de eleitor, atualizar os dados cadastrais, transferir domicílio eleitoral ou regularizar pendências na Justiça Eleitoral.

Depois disso, não há segunda chance. O cadastro será oficialmente fechado em 7 de maio, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), exatamente 150 dias antes do pleito, marcado para 4 de outubro (1º turno). Quem não regularizar a situação até o fechamento ficará impedido de votar neste ano. 

Situação irregular pode trazer consequências 

Estar em dia com a Justiça Eleitoral está além do direito ao voto. Eleitores com títulos cancelados ou em situação irregular podem receber uma série de restrições legais, como impedimentos para assumir cargos públicos, entre outros.  

Presos provisórios 

De acordo com a legislação eleitoral, dia 6 de maio também é a data final para que as pessoas presas provisoriamente e adolescentes internados que não possuam inscrição eleitoral regular na unidade da federação em que se encontram, possam se alistar ou solicitar regularização da situação eleitoral. 

Os procedimentos podem ser feitos por meio de revisão ou transferência do título, a fim de garantir o direito ao voto no pleito deste ano.  

LEIA TAMBÉM: Iniciado prazo de pagamento do IPVA 2026 para veículos com placa final 5

Obrigatoriedade 

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos. Estrangeiros e cidadãos em serviço militar obrigatório não podem se inscrever.

Título pode ser solicitado aos 15 anos  

A legislação permite o alistamento eleitoral a partir dos 15 anos de idade. Porém, mesmo com o título de eleitor, o adolescente somente poderá votar nas eleições deste ano se completar 16 anos até a data do pleito, em 4 de outubro.  

Leia também

Codajás recebe mutirão da Defensoria com serviços previdenciários gratuitos

Iniciado prazo de pagamento do IPVA 2026 para veículos com placa final 5

Monte das Oliveiras, Tarumã e outros bairros ficarão sem energia nesta terça-feira; confira

Novo caso de raiva animal é registrado em Presidente Figueiredo

Incêndio atinge estabelecimento comercial em Manicoré

Gustavo Reis 04/05/2026 04/05/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Inscrições abertas para curso gratuito de Internet da Coisas Samsung Ocean abre inscrições para curso gratuito de Impressão 3D; veja como participar
Próximo Artigo Nova versão do Desenrola Brasil amplia renegociação de dívidas para até R$ 8,1 mil Nova versão do Desenrola Brasil amplia renegociação de dívidas para até R$ 8,1 mil
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.