Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Polo Industrial de Manaus produziu mais de 32 mil bicicletas em março
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Polo Industrial de Manaus produziu mais de 32 mil bicicletas em março
Economia

Polo Industrial de Manaus produziu mais de 32 mil bicicletas em março

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/04/13 at 3:34 PM
Gustavo Reis 4 semanas atrás
Compartilhe
Polo Industrial produziu mais de 32 mil bicicletas em março
Setor de Duas Rodas gera mais de 21 mil empregos diretos em Manaus. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) somou 32.107 unidades em março, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. O volume representa um crescimento de 10,2% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 33,1% na comparação com fevereiro.

O desempenho está alinhado com as expectativas do setor, segundo o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Fernando Rocha. “Os números confirmam a manutenção de um fluxo produtivo constante por parte da indústria, mesmo em um cenário ainda desafiador”, afirma.

Segundo Rocha, o movimento reflete também as mudanças no comportamento do consumidor. “As fabricantes seguem investindo na ampliação de seus portfólios, acompanhando a evolução da demanda e as novas necessidades dos consumidores, cada vez mais atentos à mobilidade urbana e à qualidade de vida”, explica.

Um dos principais destaques do período foi o avanço na produção de bicicletas elétricas. O segmento registrou alta de 142,3% na comparação anual, totalizando 5.447 unidades fabricadas em março.

No acumulado do primeiro trimestre, a indústria produziu 75.265 bicicletas, o que representa uma retração de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

LEIA TAMBÉM: GOL inicia voos diretos entre Manaus e Boa Vista, fortalecendo a conectividade na região Norte

Produção por categoria

A categoria mais produzida em março foi a Mountain Bike (MTB), com 11.396 unidades e 35,5% do volume total fabricado no período.

Confira o levantamento completo com os dados de produção e os comparativos em relação ao mês anterior e ao mesmo período do ano passado.

(Fonte: Divulgação/Associadas Abraciclo)

As posições foram mantidas no ranking do primeiro trimestre: MTB (com 36,1% da produção), Urbana/Lazer (23,2%) e Infantojuvenil (20,2%).

Distribuição por região

A região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM. Em março, foram enviadas 14.386 unidades, o que corresponde a 44,8% do volume total. Em segundo lugar, ficou o Sul (com 15,6% da produção). Na sequência, vieram o Norte (14,8%), Nordeste (13,4%) e Centro-Oeste (11,4%).

As duas primeiras posições foram mantidas no ranking do primeiro trimestre: Sudeste (com 53,4%) e Sul (15,4%). Em terceiro lugar, ficou o Nordeste (11,4%), seguido pelo Centro-Oeste (10,4%) e Norte (9,4%).

Abraciclo e o Setor de Duas Rodas

Fundada em 1976, e com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) representa fabricantes de veículos de duas rodas no Brasil, promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no PIM, está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais.

No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 21 mil empregos diretos na capital amazonense e mais de 150 mil em todo o Brasil.

(*) Dados até abril/2026 | (**) Produção no PIM. (Fonte: Divulgação/Associadas Abraciclo)

Para mais informações acesse o site da Abraciclo, disponível em: www.abraciclo.com.br.

Leia também

Declaração antecipada pode garantir restituição do IR já em maio

Pagamento do Auxílio Estadual é antecipado antes do Dia das Mães no Amazonas

Amazonas registra renda domiciliar abaixo da média nacional, aponta IBGE

Aposentados do INSS voltam a ter acesso ao consignado após decisão do TCU

Mentoria com fundador do Grupo Trigo reúne mais de 60 empreendedores amazônicos em Manaus

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Amazonas tem novas regras para cadastro ambiental obrigatório Amazonas tem novas regras para cadastro ambiental obrigatório; veja o que muda
Próximo Artigo Polícia busca por quatro pessoas desaparecidas em Manaus Tem informações? Polícia busca por quatro pessoas desaparecidas em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.