O governo federal deve editar ainda nesta semana uma medida provisória com o objetivo de reduzir o preço do diesel no país. A proposta prevê a criação de um subsídio de R$ 1,20 por litro para o combustível importado, com custo dividido entre a União e os estados.
A iniciativa ocorre em resposta ao aumento do preço do petróleo no mercado internacional, influenciado por conflitos no Oriente Médio. Esse cenário tem pressionado os custos dos combustíveis no Brasil, especialmente o diesel, amplamente utilizado no transporte de cargas e passageiros.
De acordo com o governo, 25 estados já confirmaram participação no programa. Rio de Janeiro e Rondônia não aderiram à proposta até o momento.
LEIA TAMBÉM: TRE-AM abre novos pontos de atendimento ao eleitor em Manaus; confira
Com a adoção do subsídio, a expectativa é de redução no valor do diesel comercializado nos postos. A medida também busca conter o impacto dos custos logísticos, evitando possíveis repasses para os preços de produtos e alimentos.
A estimativa é que a subvenção ao diesel gere um custo de até R$ 4 bilhões, considerando a participação conjunta da União e dos estados. Até agora, não foram apresentados detalhes sobre a compensação desses gastos no orçamento público.
Após a publicação, a medida provisória terá efeito imediato, mas precisará ser analisada pelo Congresso Nacional dentro do prazo legal para continuar em vigor.

