O avanço das cheias no estado do Amazonas já afeta diretamente mais de 100 mil pessoas, conforme dados atualizados divulgados na quarta-feira (8) pelo Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais. O boletim mais recente aponta que 12 municípios decretaram situação de emergência devido ao aumento do nível dos rios.
Entre as cidades nessa condição estão Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Itamarati, Juruá, Lábrea, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tapauá. Além disso, outros sete municípios encontram-se em nível de alerta: Amaturá, Envira, Guajará, Ipixuna, Pauini, São Paulo de Olivença e Tonantins.
O levantamento também indica que 24 municípios estão em situação de atenção, enquanto 19 permanecem em condição de normalidade, de acordo com os dados monitorados pela Defesa Civil do Amazonas. No total, a estimativa atual é de 100.935 pessoas impactadas pelas inundações em todo o estado.
LEIA TAMBÉM: Mulher sequestrada durante assalto é encontrada com vida em Manaus
Como parte das ações de resposta, a Defesa Civil já distribuiu, ao longo de 2026, 120 kits de purificadores de água para 20 municípios. A medida integra o projeto Água Boa e tem como objetivo garantir o acesso à água potável durante os períodos de cheia e estiagem, especialmente em comunidades ribeirinhas.
No campo econômico, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) anunciou medidas emergenciais voltadas a empreendedores e produtores. Entre elas estão a ampliação do acesso ao crédito, flexibilização de garantias e condições facilitadas para renegociação de dívidas, incluindo prazos maiores e períodos de carência.
O monitoramento das cheias segue sendo realizado de forma contínua pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, que acompanha os níveis dos rios ao longo do ano. As ações também contam com a atuação permanente do comitê estadual, responsável por coordenar medidas de enfrentamento aos impactos causados pelas inundações.

