Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Biblioteca Pública retoma empréstimos domiciliar de livros, em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Biblioteca Pública retoma empréstimos domiciliar de livros, em Manaus
Cultura

Biblioteca Pública retoma empréstimos domiciliar de livros, em Manaus

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/04/09 at 11:18 AM
Gustavo Reis 2 horas atrás
Compartilhe
Biblioteca Pública retoma empréstimos domiciliar de livros
Confira as regras para emprestar os livros. (Foto: Divulgação/SEC)
Compartilhe

A Biblioteca Pública do Amazonas vai retomar o serviço de empréstimo domiciliar de obras literárias, marcando um importante avanço no acesso à leitura para a população. A reativação acontece a partir desta quinta-feira (9/04), data em que se celebra o Dia da Biblioteca.

O objetivo é democratizar acesso ao livros e incentivar o hábito da leitura. A retomada permite que o público volta a ter a oportunidade de levar exemplares do acervo para casa, ampliando o contato com obras clássicas e contemporâneas da literatura.

O serviço de empréstimo domiciliar permite que os usuários tenham acesso mais flexível às obras. A ação também estimula a frequência do público e o uso dos espaços culturais.

LEIA TAMBÉM: Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre teste de aptidão para curso de regência musical em Manaus

Podem se cadastrar residentes em Manaus e municípios da Região Metropolitana. Para ter acesso ao serviço, é necessário realizar cadastro presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, mediante apresentação dos seguintes documentos:

Documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de conselho de classe, carteira de trabalho ou certificado de reservista); comprovante de residência atualizado e informações de contato atualizadas (telefone e e-mail).

No caso de menores de idade, o cadastro deve ser feito pelo responsável legal. Usuários entre 12 e 15 anos podem ter cadastro em seu próprio nome, desde que acompanhado dos dados do responsável. Já crianças menores de 12 anos devem ser cadastradas, exclusivamente, no nome do responsável.

O cadastro tem validade de 12 meses e deve ser atualizado mediante apresentação de comprovante de residência recente e confirmação dos dados de contato.

Regras para empréstimo e devolução

O empréstimo domiciliar contempla obras de literatura, acervo infantil e biografias. Cada usuário poderá retirar até dois livros por vez, com prazo de devolução de 15 dias corridos, sem possibilidade de renovação.

Em caso de atraso na devolução, o usuário ficará suspenso do serviço por um período equivalente ao triplo dos dias em atraso.

Em situações de dano, extravio ou perda da obra, será obrigatória a reposição por exemplar idêntico e em bom estado de conservação. Caso o título não esteja disponível no mercado, a substituição deverá ser feita por uma obra equivalente, conforme orientação técnica da biblioteca.

Leia também

Curso gratuito vai discutir impactos da IA na produção cultural; inscrições abertas

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre teste de aptidão para curso de regência musical em Manaus

Sesc Amazonas abre matrículas para curso de desenho voltado a crianças com TEA

Amazonas Shopping terá oficinas de Páscoa, com programação especial para as crianças

Liceu de Artes terá inscrições para oficinas voltadas aos idosos, nesta quarta (25)

Gustavo Reis 09/04/2026 09/04/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior CadÚnico ficará temporariamente indisponível; serviços do Bolsa Família são afetados
Próximo Artigo Madson Lino assume Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus Madson Lino assume Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.