Com o aumento da circulação de vírus respiratórios durante o período chuvoso, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto intensificou as ações de vacinação em todo o estado como estratégia para reduzir o impacto das doenças respiratórias. A medida é coordenada em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e prioriza os públicos mais vulneráveis.
A ampliação da vacinação contempla imunizantes contra Influenza, Covid-19 e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), disponíveis nas unidades básicas de saúde. A orientação é que pessoas incluídas nos grupos prioritários procurem os serviços para atualização da caderneta vacinal, especialmente diante do aumento de casos registrado nas últimas semanas.
Segundo a diretora-presidente da fundação, Tatyana Amorim, os atendimentos têm se concentrado principalmente em crianças menores de quatro anos e idosos. Entre os sintomas mais comuns estão febre, tosse e desconforto respiratório, além de episódios de diarreia em crianças. A recomendação inclui, além da vacinação, medidas de prevenção como higiene frequente das mãos e busca por atendimento de saúde em caso de agravamento dos sintomas.
LEIA TAMBÉM: Idoso é preso após estuprar a própria neta no Amazonas; avó não acreditou na denúncia
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Alexsandro Melo, o Sistema Único de Saúde disponibiliza a vacina contra o VSR para gestantes e o medicamento nirsevimabe para prematuros, além da vacina contra influenza para diferentes faixas etárias conforme definição dos grupos prioritários.
Dados do monitoramento epidemiológico apontam que, em 2026, o Amazonas registrou 1.609 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 554 casos confirmados para vírus respiratórios. No mesmo período, foram registrados dois óbitos associados à Influenza A.
Nas últimas semanas, a maior concentração de casos ocorreu entre crianças menores de um ano e de um a quatro anos, ambas representando 36,3% das ocorrências. Entre os vírus identificados em análises laboratoriais, destacam-se o rinovírus e o Vírus Sincicial Respiratório, seguidos por adenovírus e Influenza A.

