A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) abriu inscrições para a primeira etapa do Provão Eletrônico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2026. O cadastro e o agendamento das provas poderão ser feitos de 9 a 13 de março, exclusivamente pelo portal examesupletivo.seduc.am.gov.br.
A etapa atenderá os municípios de Fonte Boa, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Presidente Figueiredo, Maués e Parintins. As provas serão aplicadas entre 16 e 20 de março, nos turnos matutino e vespertino, nas escolas das cidades participantes.
O Provão Eletrônico é gratuito e oferece aos jovens e adultos a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Podem se inscrever candidatos com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Cada participante pode agendar até quatro componentes curriculares por turno.
No Ensino Fundamental, são oferecidos Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Inglês. Para o Ensino Médio, os componentes incluem Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Arte, Educação Física e Inglês ou Espanhol. Cada prova tem 20 questões objetivas, com duração de 50 minutos, e a aprovação exige nota mínima de 6,0. O resultado é divulgado imediatamente ao final da avaliação.
Em 2025, o Provão Eletrônico atendeu 4.239 estudantes em 16 municípios, com 871 candidatos certificados. Para 2026, a Seduc prevê quatro mobilizações no interior e três em Manaus, atendendo cerca de 25 municípios.
Mais informações podem ser obtidas em examesupletivo.seduc.am.gov.br.

