Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Olimpíada Científica abre inscrições para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Oportunidade > Olimpíada Científica abre inscrições para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas
Oportunidade

Olimpíada Científica abre inscrições para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/03/13 at 11:04 AM
Gustavo Reis 1 hora atrás
Compartilhe
Olimpíada Científica de Integração Nacional abre inscrições
Inscrições até o dia 1º de maio. (Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc)
Compartilhe

Estão abertas, até o dia 1º de maio, as inscrições para a Olimpíada Científica de Integração Nacional (Ocina), iniciativa gratuita voltada a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar incentiva a participação de estudantes e professores na competição, que acontecerá de maneira virtual, entre os dias 6 e 8 de maio, por meio de lives e atividades na plataforma oficial do evento.

A Ocina é uma iniciativa do Grupo de Popularização da Ciência do Sertão Sergipano (GPOPS) e do Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições podem ser realizadas por meio do site https://ocina.com.br/. Para isso, é necessário montar uma equipe composta por quatro estudantes e um mentor (professor(a) ou servidor(a) da escola). Também é obrigatório que a escola realize o cadastro institucional no mesmo endereço eletrônico. O regulamento da competição também se encontra no site.

LEIA TAMBÉM: Curso gratuito de Metrologia Básica abre 100 vagas em Manaus; Saiba como participar

Tendo como tema “Caminhos da Ciência para o Diálogo e a Cultura de Paz”, a proposta é que as equipes criem um produto ou serviço para enfrentar um problema real do território onde vivem e/ou atuam, trabalhando áreas como educação, meio ambiente, cultura, turismo, comércio, indústria, sociedade e empreendedorismo.

“Ao participarem dessa maratona de ideias, os alunos do Ensino Médio são desafiados a atuar em equipes para desenvolver soluções inovadoras, que resolvam problemas reais de seus territórios. A aprendizagem aplicada ocorre por meio de etapas práticas de ideação, prototipagem, e apresentação de pitch, estimulando o pensamento científico e a criatividade”, destacou a técnica pedagógica da Coordenação de Ensino Médio, da Secretaria de Educação, Samantha Catry.

Premiação

Como forma de reconhecimento, a Ocina vai distribuir até 108 mil reais em bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq, destinadas aos estudantes das equipes premiadas. Serão até 30 bolsas, no valor de 300 reais por mês, durante 12 meses, totalizando 3,6 mil por estudante. A premiação inclui, ainda, reconhecimento aos mentores e escolas, além de certificação de participação.

Além disso, um dos principais objetivos da olimpíada é a ampliação de oportunidades educacionais com representatividade regional e a inclusão, estimulando a participação de escolas do interior e de territórios com diferentes perfis socioeconômicos, com atenção à diversidade (meninas, estudantes negros, indígenas e PcD). Por ser 100% online, a iniciativa reduz barreiras logísticas e viabiliza a participação diretamente, a partir das escolas.

Leia também

Curso gratuito de Metrologia Básica abre 100 vagas em Manaus; Saiba como participar

CIESA abre mais de 500 vagas em curso gratuito sobre Inteligência Artificial em Manaus

Águas de Manaus abre vagas em capacitação gratuita para o mercado de trabalho

Governo anuncia concurso público para a CGE no Amazonas

Inscrições abertas para cursos de ‘Criação de Websites’ e ‘Operador de Computador’, em Manaus

Gustavo Reis 13/03/2026 13/03/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Homem é preso em Manaus por agredir e ameaçar ex-companheira Homem é preso em Manaus por agredir e ameaçar ex-companheira
Próximo Artigo Operação retira veículos que realizavam transporte irregular das ruas de Manaus Operação retira veículos que realizavam transporte irregular das ruas de Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.