Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Mais de 300 mil testes em laboratório por ano comprovam qualidade da água distribuída em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Mais de 300 mil testes em laboratório por ano comprovam qualidade da água distribuída em Manaus
Cidades

Mais de 300 mil testes em laboratório por ano comprovam qualidade da água distribuída em Manaus

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/03/04 at 1:14 PM
Gustavo Reis 2 horas atrás
Compartilhe
Mais de 300 mil testes comprovam qualidade da água em Manaus
Em 2025, foram realizados mais de 300 mil testes. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

A água que chega às torneiras da população de Manaus passa por um rigoroso processo de tratamento e por análises que atestam a qualidade do produto. Somente em 2025, foram realizados mais de 300 mil testes laboratoriais para verificar parâmetros químicos e biológicos da água distribuída na área urbana da cidade. Os dados estão disponíveis para a população no Relatório de Qualidade da Água, que começa a ser  distribuído pela Águas de Manaus junto com as contas de água nesta quarta-feira (04).

Em média, são aproximadamente 30 mil análises por mês, com amostras de 604 pontos de coleta distribuídos pela cidade. A água atende aos padrões estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde, que define os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano em todo o país. 

As análises são realizadas em laboratório próprio da Águas de Manaus, além de laboratórios externos. Nessas análises, as equipes verificam a presença de partículas, substâncias ou microrganismos de origem animal, que podem transmitir doenças de veiculação hídrica, como diarreia, disenteria, hepatite e leptospirose, entre outras.

LEIA TAMBÉM: Aposentados e pensionistas da Amazonprev podem esclarecer dúvidas pelo WhatsApp

“A distribuição do relatório faz parte do nosso compromisso com a transparência de nossas ações. O documento comprova o trabalho que nossas equipes realizam diariamente, desde o tratamento da água captada do Rio Negro até o monitoramento contínuo do produto já distribuído na rede”, destaca a gerente de Operações da Águas de Manaus, Jessica Candeia.

Abastecimento seguro – Mais de 700 milhões de litros são captados diariamente do Rio Negro em um processo que alcança mais de 2 milhões de moradores de Manaus. Levar essa água de forma segura para a população requer um trabalho de correção de acidez, remoção de impurezas, adição de sulfato de alumínio e cloro, até a distribuição final para as torneiras de pessoas como a analista de TI Isabelle Coimbra.

“Poder abrir a torneira e ter a segurança de que a água que vai sair está pronta para o consumo é uma tranquilidade para a nossa família. A gente sabe que existe todo um cuidado com essa água e que isso reflete na nossa saúde. É algo que traz mais qualidade de vida para todos nós”, destaca.

Leia também

Seduc convoca 241 aprovados no PSS para áreas indígenas e interior do Amazonas

Novas linhas de ônibus expresso prometem reduzir viagens em até 40 minutos em Manaus

Aposentados e pensionistas da Amazonprev podem esclarecer dúvidas pelo WhatsApp

Criança é regatada de helicóptero após ser picada por cobra em comunidade ribeirinha

Justiça autoriza Consórcio Portos Norte a participar de licitação na Região Norte

Gustavo Reis 04/03/2026 04/03/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Segurados Amazonprev podem esclarecer dúvidas no WhatsApp Aposentados e pensionistas da Amazonprev podem esclarecer dúvidas pelo WhatsApp
Próximo Artigo Novas linhas de ônibus expresso prometem reduzir viagens em até 40 minutos em Manaus Novas linhas de ônibus expresso prometem reduzir viagens em até 40 minutos em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.